Busca
Desrespeito

Deputados de Sorocaba não comparecem à audiência sobre dengue

Dos cinco deputados eleitos por Sorocaba e região convidados para uma audiência pública sobre a dengue, hoje, 10, na Câmara Municipal, três enviaram representantes e outros dois não compareceram

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Um dos principais objetivos da audiência era justamente pedir que os deputados locais intercedessem junto ao governo no combate à dengue em Sorocaba

Dos cinco deputados eleitos por Sorocaba e região convidados para uma audiência pública sobre a dengue, realizada na Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira, dia 10, três enviaram apenas representantes e outros dois sequer deram satisfação sobre a ausência.

Os deputados que ignoraram a audiência foram o federal Vitor Lippi e a estadual Maria Lúcia Amary, ambos do PSDB. Já os parlamentares que também não compareceram, mas enviaram representantes, foram Jefferson Campos (PSD), Carlos Cezar (PSB) e Raul Marcelo (PSOL).

Um dos principais objetivos da audiência, convocada pelo vereador Waldecir Morelly (PRP), era justamente pedir que os deputados locais intercedessem junto aos governos estadual e federal no combate à dengue em Sorocaba.

Compuseram a mesa da audiência o próprio Waldecir, que presidiu o evento; a diretora de Vigilância em Saúde, Daniela Valentim; o secretário da Saúde, Francisco Fernandes, e os vereadores Izídio de Brito (PT) e Wanderley Diogo (PRP) e os assessores de deputados. A vereadora Neusa Maldonado (PSDB) participou do debate.

Izídio lamentou a ausência dos deputados do PSDB e afirmou que eles costumam faltar aos convites feitos pela Câmara. Ele considerou a ausência e a falta de justificativas “uma falta de respeito com a Casa”.

O vereador petista também afirmou que a epidemia tem como causa a falta de ações preventivas e que a prefeitura não deveria tentar responsabilizar a União por falhas locais; e sim focar mais na prevenção, inclusive já para o próximo ano.

Dois médicos

Na audiência, o secretário de Saúde confirmou que a ajuda do governo do estado, solicitada pela prefeitura em março, vai se limitar a fornecer dois médicos do exército para trabalhar no Centro de Monitoramento da Dengue da zona norte, que deve começar a funcionar na próxima semana.

Sorocaba contabiliza 37.914 casos de dengue desde o inicio do ano. A doença já afetou quase 6% (5,95%) dos 637 mil sorocabanos. O balanço foi divulgado dia 8 pela prefeitura.

Foram confirmadas 11 mortes até agora devido à doença, enquanto outras 15 ainda estão sendo investigadas pelo Instituto Adolfo Lutz. Dessas 15, oito já tiveram confirmação em exames locais.

tags
audiencia publica carlos cezar cpi da dengue Instituto Adolfo Lutz Izídio de Brito jefferson campos Maria Lúcia Amary PSB PSD PSDB PSOL PT Raul Marcelo Sorocaba vitor lippi
VEJA
TAMBÉM