A Reforma da Previdência foi tema do encontro promovido pela subsede da CUT Sorocaba, na manhã desta quinta-feira, dia 23, no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Representantes de dezenas de sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais da região participaram do evento. Cerca de 200 pessoas acompanharam a palestra e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o tema.
José Lopez Feijóo, assessor da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), e Fernando Lima, economista da subseção do Dieese do SMetal, explicaram a proposta do Governo Temer e os riscos que ela traz para o trabalhador.
De acordo com Fernando, da maneira que o projeto está estruturado, dificilmente o trabalhador irá conseguir se aposentar. “E quem conseguir se aposentar, a partir dos 65 anos, não vai ter aposentadoria integral”. O economista também afirma que todos os trabalhadores serão atingidos. “Inclusive os aposentados e os mais pobres. Dessa maneira, aumenta a desigualdade social no Brasil”. Veja a apresentação completa aqui.
Para Feijóo, o momento mostra uma clara disputa entre a classe dominante e os trabalhadores. “O tempo todo vivemos uma disputa de quem fica com a maior parte da renda e, em tempos de crise, essa disputa fica brutal. Essas reformas (Previdência e Trabalhista) e a terceirização têm o objetivo de tirar renda do trabalhador para pagar juro para classe dominante”. Veja a palestra completa de Feijóo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=popNvSCSAsw