Além da luta por garantia de melhores condições de trabalho, ações em áreas como esporte, inclusão, cultura e busca por melhorias para a cidade e para a vida da população, também são responsabilidades de um Sindicato Cidadão, como o SMetal. Além de estar nas portas das fábricas, dirigentes dos metalúrgicos de Sorocaba protestaram na Câmara de Vereadores e denunciaram os maus feitos do prefeito. Também foram a Brasília e ao Japão em busca de direitos para os trabalhadores e políticas públicas para a cidade.
Nas portas das fábricas, o SMetal intensificou as negociações e assembleias e conseguiu, junto aos trabalhadores, conquistas importantes para a categoria. O Sindicato também esteve presente e apoiou a Copa Paulista de Futebol de Amputados e assistiu à vitória do São Bento FA, que garantiu vaga na Copa do Brasil da modalidade.
Os dirigentes do nosso sindicato também estiveram presentes na Câmara de Vereadores em Sorocaba para protestar junto com moradores e lideranças da cidade. Com a mobilização, a proposta do vereador Vinicius Aith (PRTB) de revogar o título de cidadão sorocabano concedido ao ator Paulo Betti foi arquivada. Mas a ação foi, na realidade, uma cortina de fumaça na tentativa de esconder os recentes escândalos do prefeito.
A sede do sindicato foi ainda palco para a cultura local e abriu espaço para o lançamento de um livro “A minha pele preta”, que une poesia e contos de artistas negros, e do curta-metragem ‘Pária’, uma animação de 8 minutos, que conta a história de uma jovem que luta por sua vida e seu pedaço de mundo.
E não paramos por aí. Nosso sindicato, junto com outros representantes dos trabalhadores, participou de reuniões em Brasília com ministros do governo Lula para debater a reindustrialização, geração de empregos de qualidade, a reestruturação do Ministério do Trabalho, combate à desigualdade social, à fome, além de políticas públicas para Sorocaba.
Estivemos lá para estreitar laços com o governo federal, como uma das formas de ampliar a participação dos representantes da categoria na tomada de decisões que impactam o dia a dia dos trabalhadores e trabalhadoras.
Do outro lado do mundo, no Japão, o SMetal foi mostrar o que a gente faz, como a gente se organiza e como conseguimos conquistas para nossa categoria.
Não importa onde e nem como, o SMetal sempre fará o que for preciso para garantir melhores condições de trabalho e de vida aos trabalhadores e à sociedade sorocabana. Juntos somos muito mais fortes!