Busca
Campanha Salarial

De Nora: metalúrgicos conquistam reajuste salarial e redução no desconto do vale-alimentação

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 16, os trabalhadores também aprovaram o calendário de 2024

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A De Nora é fabricante de eletrodos e sistemas eletroquímicos, tem cerca de 100 trabalhadores e fica na zona industrial de Sorocaba.

A Campanha Salarial 2023 continua. Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 16, os metalúrgicos da De Nora aprovaram um reajuste nos salários, com aumento real, e a redução do valor descontado para obter o vale-alimentação, que ficou fixado em R$10,00. Além disso, os trabalhadores concordaram com a proposta de calendário para 2024 e devem trabalhar 1h a mais nas sextas-feiras, até setembro, para compensar as emendas dos feriados.

O dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e responsável pela negociação, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), conta que anterioramente os trabalhadores reprovaram duas vezes a proposta, pois a empresa não queria reduzir o desconto para o vale-alimentação.

“Foi a persistência e a união dos trabalhadores que garantiram essa vitória”, conta. O aumento no salário é acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 4,06% até setembro de 2023.

A De Nora é fabricante de eletrodos e sistemas eletroquímicos, tem cerca de 130 trabalhadores e fica na zona industrial de Sorocaba.

Campanha Salarial 2023

Marcelinho conta que está em diálogo com a empresa desde novembro para chegar neste resultado. A De Nora é representada pelo Grupo 2 nas negociações coletivas, que se negou a negociar com a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) neste ano.

Devido à morosidade e falta de diálogo, o SMetal segue buscando as empresas individualmente para negociar, considerando que a data-base da categoria foi em 1º de setembro de 2023.  

“O nosso objetivo é garantir com que todos os metalúrgicos de Sorocaba e região tenham um reajuste”, afirma Marcelinho.

Até o fechamento desta matéria, mais de 85% dos metalúrgicos da região de Sorocaba têm o reajuste salarial garantido. Caso o trabalhador ainda não tenha reajuste em sua fábrica, pode procurar o SMetal para que o Sindicato busque negociar.

tags
calendário 2024 Campanha Salarial De Nora reajuste vale-alimentação
VEJA
TAMBÉM