Em pesquisa eleitoral divulgada no sábado (22), o Datafolha admitiu o crescimento da candidatura Dilma Rousseff (PT). Segundo o levantamento, Dilma e Serra estariam empatados com 37% da preferência do eleitorado. Até poucas semanas atrás, o Datafolha questionava pesquisas de outros institutos, que já apontavam empate entre os candidatos.
O Datafolha chegou a questionar a metodologia do instituto Vox Populi, que no início de abril já revelava o crescimento da candidata petista.
Na ocasião, Vox Populi indicava 34% para Serra e 31% para Dilma, resultando em empate técnico. Na mesma época, o instituto Sensus apontava 32,7% e 32,4% para Serra e Dilma, respectivamente.
Para o Datafolha, naquela ocasião, Dilma estaria 10 pontos abai¬xo de Serra (38% a 28%).
O presidente do Vox Populi, João Francisco Meira, disse que quem tinha que se explicar sobre a diferença de resultados em abril era o Datafolha.
O Datafolha pertence ao Grupo Folha que, entre outros veículos de comunicação, é dono do jornal Folha de São Paulo, que faz oposição ferrenha ao governo Lula desde o início do mandato do petista.
A pesquisa divulgada dia 22, além do empate entre Serra e Dilma, revela também um aumento da rejeição do eleitorado ao candidato tucano. Marina Silva (PV) aparece no levantamento com 12% dos votos.