Em assembleias realizadas entre a última quinta-feira, 16, e esta sexta-feira, 17, os trabalhadores e trabalhadoras da Dana aprovaram acordo da jornada 6×2. A proposta, negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) irá gerar, pelo menos, 40 novos postos de trabalho na empresa.
Os metalúrgicos das linhas housing e de extras pesados do cardan serão contemplados pelo acordo.
Entre os benefícios negociados pelo SMetal, está o direito à cesta básica e valor adicional no ticket alimentação — que recebeu valorização e apresentará um aumento. Os benefícios tem duração enquanto durar o acordo, que tem vigência de um ano.
No ato da adesão, os trabalhadores da fábrica receberão, ainda, um ticket extra no primeiro mês. Além disso, durante a nova jornada, a última hora trabalhada na semana será paga como hora extra com adicional de 100%, para todos os turnos, o que deve resultar em pouco mais de seis horas adicionais por semana.
Nos feriados de feriados da Páscoa, Dia do Trabalhador (1º de Maio), Dia das Mães e Dia dos Pais todos folgam e caso a escala de trabalho caia nos demais feriados, tirando os quatro negociados como folga, esse dia será pago com adicional de 120% desde a primeira hora.
“Com essa negociação, a empresa chegará na casa dos 900 trabalhadores. É o trabalho sindical mantendo com qualidade os postos de trabalho já existentes e gerando novas oportunidades para os sorocabanos”, comenta o diretor executivo, Antônio Welber Filho (Bizu), que é responsável pela tratativa com a empresa.
A Dana produz eixos diferenciais e eixos cardan e fica na zona industrial de Sorocaba. Até setembro de 2021, as contratações para a metalúrgica eram realizadas por duas empresas de Recursos Humanos: Grapho RH e Global.