Jornada de Lutas

CUT promove Dia Nacional de Luta nesta sexta-feira

Militantes sindicais CUTistas e movimentos sociais vão às ruas em defesa dos Direitos, da Petrobras e da Reforma Política

Foguinho/Imprensa SMetal

O ato será dia 13 em várias cidades do Brasil. O objetivo é de denfender os direitos sociais, trabalhistas e contra a tentativa de golpe à democracia

A subsede de Sorocaba da Central Única dos Trabalhadores (CUT) mobiliza sindicalistas CUTistas e militantes sociais, nesta sexta-feira, dia13, para o Dia Nacional de Luta em defesa dos Direitos, da Petrobrás, da Democracia e da Reforma Política.

Os dirigentes sindicais e militantes de Sorocaba e Região vão participar do ato que está programado para acontecer na Capital. Nas ruas, os militantes sindicais e sociais exigirão a retirada do Projeto de Lei 4330 da pauta de discussão – projeto que tenta legalizar a fraude e a precarização do emprego. Outras bandeiras de luta também serão levadas para a manifestação desta sexta-feira como a retirada imediata das MPs 664 e 665 e a defesa das instituições públicas, como Petrobrás e Caixa Econômica Federal.

De acordo com o coordenador da subsede, Joselito Mansinho da Silva, sairão quatro ônibus de Sorocaba, sendo dois pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e dois pela subsede da CUT. “Nos reuniremos para concentração e ato, às 10h, na Praça do Canhão, no Centro de Sorocaba e a saída para São Paulo será às 13h”, informa Mansinho.

A Resolução da Direção Nacional da CUT conclama toda a base “para defender a Democracia e a Reforma Política, através da Constituinte Exclusiva e Soberana, e para barrar a contra-reforma (PEC 352) puxada por Eduardo Cunha no Congresso Nacional. Conclamamos nossas bases para saírem também às ruas no dia 13 de março em defesa da Petrobrás, pela manutenção da Caixa Econômica Federal 100% pública, em defesa da soberania nacional e para exigir mudanças na política econômica do governo (não à elevação da taxa de juros e às medidas de ajuste de caráter regressivo e recessivo)”, afirma texto da central.

A CUT promoverá o ato em nível nacional e, até o momento, 23 estados confirmaram os locais de mobilização em suas capitais.

Em São Paulo, o ato terá concentração, às 16h, na avenida Paulista, em frente ao prédio da Petrobrás e de lá, os militantes seguirão para a Praça da República.

Plebiscito Constituinte

Durante as mobilizações, os membros da Campanha Nacional do Plebiscito Constituinte defenderão a Reforma Política realizada por meio de uma assembleia constituinte e soberana, eleita exclusivamente para esse fim.

A luta da CUT e de movimentos sociais é por uma Reforma Política democrática, em oposição ao projeto de setores conservadores da sociedade.

cut da Democracia e da Reforma Política da Petrobrás dia nacional de lutas direitos militantes mobilização são paulo Sorocaba