A subsede regional da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e sindicatos filiados promoveram na manhã desta terça-feira, 18, um ato pela redução da jornada de trabalho na região central de Sorocaba.
A CUT cobra a redução de jornada no Brasil de 44 para 40 horas semanais. As mobilizações aconteceram simultaneamente em várias regiões do país.
Em Sorocaba
Em Sorocaba os manifestantes fizeram uma panfletagem nas ruas do centro e na via de acesso ao terminal Santo Antônio. Os sindicalistas distribuíram um jornal produzido pela CUT-SP contendo informações sobre o benéfico da redução da jornada, além do contato de todos os deputados federais pelo estado de São Paulo para que o cidadão possa cobrar do seu parlamentar uma posição diante do assunto.
Em diferentes cidades e estados, os trabalhadores ainda organizaram paralisações parciais em empresas, atrasos na entrada de turnos matutinos e mobilizações de rua. “Nosso objetivo é mostrar aos deputados que os trabalhadores esperam que eles votem a redução de jornada ainda este ano”, diz o coordenador regional da CUT, Evanildo Amâncio.
Em Brasília
A proposta de emenda constitucional (PEC 231/95) que trata da redução da jornada tramita na Câmara dos Deputados há 14 anos. Em 2009 foi aprovado um relatório favorável à redução. O relator foi o deputado federal Vicentinho (PT). Porém, devido à resistência de deputados ligados à bancada patronal, ainda não há data para a proposta ser votada em plenário.
Líderes dos partidos na Câmara vêm negociando uma proposta unificada nos últimos dias