A Subsede Sorocaba da CUT promove nesta sexta-feira, dia 4, o lançamento do livro O Príncipe da Privataria, com presença do autor Palmério Dória. O evento começa às 19 horas na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e é aberto ao público.
O livro de 400 páginas revela, após 16 anos, a identidade do “Senhor X”, a misteriosa fonte que gravou a confissão de deputados em relação à compra de votos de deputados para garantir a aprovação da emenda da reeleição de FHC.
Nos diálogos com o “Senhor X”, deputados federais confirmavam que haviam recebido R$ 200 mil para apoiar o governo. Um escândalo que mexeu com Brasília e que permanece muito mal explicado até hoje. Mais um desvio de conduta engavetado na Era FHC.
A obra também conta os bastidores das contraditórias privatizações do governo tucano.
20 anos de apuração
Além de revelar o esquema de compra de votos para a reelição de FHC, O Príncipe da Privataria conta ainda os bastidores da tentativa de venda da Petrobras, em que até a produção de identidade visual para a nova companhia, a Petrobrax, foi criada a fim de facilitar o entendimento da comunidade internacional.
O livro também aborda entrega do sistema de telecomunicações, as propinas nos leilões das teles e de outras estatais, os bancos estaduais, as estradas, e até o suposto projeto de vender a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Sobre o autor
Palmério Dória é repórter. Nasceu em Santarém, Pará, em 1949 e atualmente mora em São Paulo, capital.
Com carreira iniciada no final da década de 1960 já passou por inúmeras redações da grande imprensa e da “imprensa nanica”. Publicou seis livros, quatro de política: A Guerrilha do Araguaia; Mataram o Presidente – Memórias do pistoleiro que mudou a História do Brasil; A Candidata que Virou Picolé (sobre a queda de Roseana Sarney na corrida presidencial de 2002, em ação orquestrada por José Serra); e Honoráveis Bandidos – Um retrato do Brasil na Era Sarney ; mais dois livros de memórias: Grandes Mulheres que eu Não Comi, pela Casa Amarela; e Evasão de Privacidade, pela Geração Editorial.
Serviço
O quê: Lançamento do livro O Príncipe da Privataria
Quando: Dia 4 de outubro, às 19 horas
Onde: Sindicato dos Metalúrgicos (rua Júlio Hanser, 140, próximo à rodoviária)