Busca
Busca
Censura

Cunha proíbe CUT de divulgar estudo no Salão Nobre da Câmara

Para dirigente da CUT, Graça Costa, com atitude, presidente da casa ameaça democracia, mas deveria "baixar as armas": "Quem está sendo investigado é ele"

Rede Brasil Atual
Geraldo Magela/Agência Senado

Graça disse também que a CUT não vai abrir mão de apresentar sua agenda, o que deverá ocorrer no Senado

São Paulo – O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), proibiu a CUT de realizar evento no qual apresentaria uma proposta de agenda legislativa com a pauta dos trabalhadores, em evento que estava programado para as 15h de hoje (2) no Salão Nobre.

Cunha não justificou a medida. “Isso é um absurdo. É a democracia que está em jogo”, disse a secretária de Relações do Trabalho da CUT, Graça Costa, à RBA. “Eduardo Cunha deveria abaixar as armas. Quem está sendo investigado é ele”, afirmou. No último dia 20, Cunha foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na Operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Graça disse também que a CUT não vai abrir mão de apresentar sua agenda, o que deverá ocorrer no Senado. O estudo reúne projetos relacionados ao mundo do trabalho e a políticas sociais em tramitação. A ideia é que seja um contraponto à Agenda Brasil, apresentada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Ontem, o deputado Afonso Florence (PT-BA) teve o microfone cortado por Cunha enquanto discursava no plenário da Câmara. O presidente da casa tem adotado tal medida em situações em que seu poder é contestado por parlamentares que discordam de sua condução na presidência, como nas votações de temas prejudiciais a direitos trabalhistas e sociais já conquistados.

Cunha teve atitudes semelhantes nas votações da redução da maioridade penal e da terceirização indiscriminada nas empresas.

Nos corredores da Câmara, os comentários são de que Cunha pretende baixar uma medida proibindo a participação do movimento sindical en atividades na casa.

Com o veto do deputado ao acesso às dependências, Graça Costa está atendendo a jornalistas na Chapelaria da Câmara. A liderança do PT tenta intervir para contornar a situação.

tags
Afonso Florence cut Eduardo Cunha Graça Costa pmdb PT Renan Calheiros Salão Nobre
VEJA
TAMBÉM