Organização

CSE na Metso faz campanha do voto consciente para eleição de cipeiros

Desde 1994 os trabalhadores da Metso estavam sem representação sindical dentro da fábrica

Imprensa Smetal
Foguinho/Imprensa Smetal
Novos integrantes do CSE da Metso têm a missão de organizar os trabalhadores e prepará-los para os futuros desafios

Os integrantes do comitê sindical de empresa (CSE) e alguns candidatos à Cipa na Metso Equipamentos (antiga Faço II) estão realizando uma campanha que pede aos trabalhadores o voto consciente nas eleições de Cipa, que serão realizadas dia 15 de julho.

“Temos conversado bastante com os companheiros para que não troquem seu voto por promessas de churrasco ou outros brindes. Defendemos o voto nos candidatos a cipeiro que realmente tenham compromisso com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores”, afirma Ozéias Carlos Beltramo, que é membro do CSE e candidato à Cipa.

Além de Ozéias, o também candidato Mário, do Almoxarifado, está participando da campanha, que conta com o apoio de diversos trabalhadores do chão de fábrica. Já o Adilson, da solda, demitido durante a carência da estabilidade como cipeiro, está lutando na Justiça para poder se candidatar de novo e participar da campanha.

CSE recente
Desde 1994 os trabalhadores da Metso estavam sem representação sindical interna. Nas eleições sindicais deste ano, foram eleitos, além de Ozéias na unidade de equipamentos, outros dois membros de CSE na Metso fundição: Alessandro Pereira Oliveira e Francisco Lucrécio Junior.

“Queremos resgatar a Cipa atuante, como ferramenta de melhorias para os trabalhadores”, afirma Ozéias.

A Cipa é uma comissão paritária, onde a empresa indica metade dos integrantes e os funcionários elegem a outra metade. “Por isso, trabalhador não pode votar em candidatos atrelados ao patrão”, afirma Ozéias.

cipa eleição metso ozéias voto consciente