Há algumas semanas, a sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) foi reaberta para a realização de alguns serviços, com o horário reduzido e regras de segurança. Porém, mesmo com o local fechado, entre os dias 23 de março e 18 de agosto, como medida de prevenção à disseminação da Covid-19, o atendimento à categoria não parou – muito pelo contrário, foi intensificado.
Para continuar prestando serviços aos trabalhadores durante a pandemia, além de intensificar os atendimentos à distância já conhecidos, como o telefone (15) 3334-5400, redes sociais e/ou os e-mails institucionais, a entidade adotou uma nova ferramenta de contato – o WhatsApp (15) 99697-3915.
Com ele, os metalúrgicos podem tirar dúvidas, fazer denúncias e sugestões de maneira mais prática, rápida e segura. Somente nesse período mais crítico da pandemia, foram realizados cerca de 1.500 atendimentos pela nova ferramenta.
Entre os serviços mais buscados, estão: imposto de renda; dúvidas sobre suspensão dos contratos, redução de jornadas, entre outros temas; denúncias de irregularidades nas fábricas; informações sobre o Programa de Participação nos Resultados (PPR), férias coletivas, entre outros acordos, e muito mais.
Trabalhadores das empresas Schaeffler, ZF do Brasil (Planta 1 e 2), Toyota, Flex, NCSG Gestamp (antiga Scórpios), Clarios e Aluzinco foram os que mais procuram informações do Sindicato pelo WhatsApp entre os meses de março de agosto.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, acredita que uso da nova ferramenta de comunicação entre o Sindicato e os trabalhadores da categoria e as outras medidas adotadas nesse período de pandemia foram muito assertivas.
“Com a rapidez que a doença se alastrou pelo país, tivemos que buscar formas de continuar a luta pelos direitos dos trabalhadores de uma maneira diferente do que estamos acostumados, que é na porta da fábrica. Além disso, com o momento de crise econômica e sanitária em que vivemos foi necessário ampliá-las, já que passamos por um período no qual o trabalhador mais precisa de uma representação séria e atuante”, assegura.
Segundo Leandro, mesmo com a permanência de Sorocaba na fase amarela do Plano SP de prevenção à Covid-19 e, com isso, a reabertura da sede, os serviços à distância continuam funcionando normalmente, inclusive o WhatsApp.
“A pandemia não acabou e vamos continuar trabalhando com total segurança e muito empenho para garantir acordos de proteção à saúde, emprego e renda para toda a categoria. Por isso, se puder, utilize nossos canais de atendimento à distância e compareça à sede apenas em casos extremamente necessários”, explica.
Atendimento jurídico
Outro serviço bastante procurado durante a pandemia foi o Plantão Jurídico – trabalhista, cível e previdenciário. Durante o período de atendimento remoto, o departamento atendeu cerca de 1.300 trabalhadores com dúvidas sobre processos em andamento ou de direitos trabalhistas, pedido de entrada com ação judicial, informações sobre homologação, entre outros.
Além disso, durante a quarenta, foram negociados e firmados pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos mais de 170 Acordos Coletivos de Trabalho dos mais diversos temas, como suspensão de contrato e redução de jornada com melhores condições do que previstos na Lei 14.020/2020 (antiga MP 936), banco de horas, PPR, estabilidade no emprego, entre outros.
Somente do PPR para 2020, até o momento, cerca de 45 acordos foram fechados, garantindo o benefício para mais de 16 mil trabalhadores. Os acordos negociados pelo Sindicato têm o potencial de injetar cerca de R$ 130 milhões na economia de Sorocaba e região.
“Esses números só demonstram a nossa preocupação em atender na melhor forma possível não só os associados, mas toda a categoria. A luta é contínua e podem ter certeza que não mediremos esforços para continuar fazendo a diferença, garantindo os melhores acordos possíveis e minimizando os impactos na vida desses trabalhadores”, finaliza Leandro Soares.
Assembleias eletrônicas
E para garantir a participação dos trabalhadores nas tomadas de decisões sobre os acordos negociados pelo SMetal de forma segura, o SMetal desenvolveu uma plataforma eletrônica para realização de assembleias à distância. A ferramenta foi mais uma medida criada pelo Sindicato para proteger o trabalhador de um possível contágio pela Covid-19.
Ao todo, até o mês de agosto, foram realizadas 85 assembleias eletrônicas pelo Portal SMetal, sendo 84 delas a proposta foi aprovada pelos trabalhadores e em apenas uma, o acordo foi reprovado.
Atendimento presencial
A sede do SMetal voltou atender presencialmente na última terça-feira, dia 18, e está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Durante a fase amarela do Plano SP, apenas serão realizados os seguintes serviços: recebimento de documento, atualização cadastral e agendamentos do plantão jurídico, conferência de holerites, termos de rescisão de contrato e homologações só podem ser agendadas pelo empregador. Os agendamentos podem ser realizados também pelo telefone (15) 3334-5400.
Para tirar dúvidas, fazer denúncias ou falar sobre acordos coletivos, a entidade pede que o metalúrgico ou o representante de empresa continue dando preferência ao atendimento pelo telefone (15) 3334-5400; por mensagem pelo WhatsApp (15) 99697-3915; pelos e-mail [email protected] e [email protected] ou pelas redes sociais do SMetal (Facebook e Instagram).
Além disso, o Sindicato possui um canal de denúncias online, que garante total sigilo ao trabalhador. É só acessar o campo “Denuncie”, no Portal SMetal (clique aqui).