Busca
Jurídico

Convenção Coletiva garante reintegração de metalúrgico à Metalur

O metalúrgico Nelson Aparecido Morais será reintegrado à empresa Metalur, de Araçariguama, nesta quinta-feira, dia 27, graças a ação promovida pelo departamento jurídico do SMetal

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Admitido em 2001 na função de preparador de panela, o trabalhador adquiriu doença ocupacional e foi demitido.

Admitido em 2001 na função de preparador de panela, o trabalhador adquiriu doença ocupacional e foi demitido.

O metalúrgico Nelson Aparecido Morais será reintegrado à empresa Metalur, de Araçariguama, nesta quinta-feira, dia 27, graças a ação promovida pelo departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Admitido em 2001 na função de preparador de panela, o trabalhador adquiriu doença ocupacional e foi demitido. Na última segunda-feira, dia 24, o metalúrgico passou pelo médico da empresa para definir uma função compatível para o seu retorno à fábrica.

A reintegração de Nelson foi baseada na cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que garante estabilidade até a aposentadoria ao trabalhador acidentado ou com doença ocupacional.

Pauta de reivindicações

Em assembleia na última quarta-feira, dia 19, os trabalhadores da Metalur aprovaram uma pauta de reivindicações, que foi protocolada na empresa pelo SMetal. Negociações devem ter início ainda nesta semana.

Os pontos exigidos pelos trabalhadores são: aplicação dos índices referentes à data-base de 2016, tendo em vista a assinatura da Convenção Coletiva; a discussão da manutenção da jornada 6×1; o adicional de insalubridade para todos os setores da fábrica; substituição da cesta básica, que é concedida “in natura”, por um vale compra.

tags
araçariguama campanha coletiva convenção luta metalur reintegração resistência salarial unidade
VEJA
TAMBÉM