Busca
Emprego

Consultora de RH dá dicas para elaboração de currículo

Conheça alguns erros comuns e evite-os

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
A consultora de RH, Kátia Leite, destaca a importância da clareza nas informações

A consultora de RH, Kátia Leite, destaca a importância da clareza nas informações

O currículo é o primeiro contato do candidato com a selecionadora/recrutadora. Por isso, deve estar bem organizado e com informações claras e objetivas.

De acordo com a consultora de Recursos Humanos (RH), Kátia Leite, a selecionadora tem que identificar em três segundos o objetivo profissional. Esqueça as frases prontas, como “venho por meio deste tentar uma vaga em sua renomada empresa”, ou texto parecido.

O objetivo profissional deve estar relacionado à sua área de atuação. É preciso cuidado e pensar bem antes de escrever, pois pode ajudar na seleção ou restringir. Se o objetivo for “auxiliar de produção”, mas a selecionadora tiver uma vaga para “almoxarifado”?

Kátia, que trabalha há mais de seis anos com recrutamento, ressalta que não há problema em apresentar um currículo com apenas meia página, como pode ocorrer com pessoas que estão buscando o primeiro emprego. “Desde que passe bem o recado”.

Conforme Kátia, que também já deu aulas em cursos sobre Como elaborar currículo e Como se comportar durante a entrevista, o candidato pode entregar o currículo impresso na agência ou na empresa, enviar por e-mail e também fazer o cadastro no site da empresa ou da agência. “Assim, não problema se o papel extraviar e/ou que a empresa não consultar o site”. “Pode-se renovar e entregar o currículo de dois a três meses”, complementa.

Quem está à procura de trabalho precisa evitar alguns ERROS COMUNS. São eles:

. Escrever como título Curriculum Vitae (o título é apenas seu nome)

. Colocar foto no currículo

. Colocar números de documentos

. Incluir mais de três experiências profissionais (cite as três mais recentes, começando pela mais atual)

. Na Formação Acadêmica não especificar ensino fundamental e se tiver graduação, não é preciso colocar ensino médio, a não ser que seja ensino técnico.

. Em Atividades Complementares incluir somente o que for relevante para a vida profissional.

. Não mentir (Muita gente mente em relação ao idioma ou à escolaridade, por exemplo, mas na hora da entrevista descobre-se a verdade).

Estrutura que deve conter o currículo

Nome da pessoa

Dados pessoais

Contatos (incluir email e WhatsApp)

Objetivo

Formação Acadêmica

Experiências profissionais (nome da empresa, período, cargo inicial e final)

Atividades Complementares (idiomas, palestras, intercâmbio etc).

tags
currículo dicas Recursos Humanos rh
VEJA
TAMBÉM