O projeto de iniciativa popular em prol da construção do Hospital Municipal de Sorocaba, liderado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, foi aprovado em definitivo pela Câmara, nesta quinta-feira, dia 14.
A proposta que, em 2012 conseguiu a adesão de 26.584 eleitores, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e agora segue para sanção do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB).
A necessidade de um hospital municipal foi questionada pela primeira vez pelo vereador metalúrgico Izídio de Brito (PT) em maio de 2011, através de requerimento. Em seguida, em junho do mesmo ano, a proposta também foi aprovada na Conferência Municipal de Saúde por todos os participantes que debateram os problemas do atendimento na ocasião.
Coleta de assinaturas
Frente à recusa da construção da unidade hospitalar do município pelo o então prefeito Vitor Lippi (PSDB), o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba organizou uma campanha em prol do Hospital, que contou com o apoio de dezenas de entidades, sindicatos e associações, responsáveis pela coleta das mais de 26 mil assinaturas.
Após a apresentação da proposta, o Hospital Municipal foi incluído no Orçamento 2013, através da emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias apresentada pelo vereador Izídio e aprovada em plenário.
“A melhoria da qualidade de vida do trabalhador na sociedade, o que inclui o amplo acesso a um serviço de saúde gratuito e de qualidade é um dos objetivos do Sindicato Cidadão. Por isso foi um orgulho para nós participarmos da campanha pelo hospital municipal de Sorocaba”, afirma Ademilson Terto da Silva.