Na terça-feira, dia 31, foi realizada a posse dos membros do Conselho do campus Sorocaba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O Conselho funciona de forma consultiva e deliberativa e tem o poder de decisão em importantes temas, como o orçamento da entidade, organização local e as diretrizes de atuação.
Segundo a nova diretora do campus, Marli Zavala, o desafio da administração, junto com os conselheiros, será de implantar efetivamente o IFSP em Sorocaba e definir os eixos tecnológicos utilizados no processo educativo que atenderá a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
Diversos segmentos participam do Conselho, como professores, alunos, administrativo e a sociedade civil organizada.
Representatividade
A convite da diretoria do campus local, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) estará representado pelo vice-presidente da entidade, Tiago Almeida do Nascimento, que assumiu cargo de suplente do Conselho.
Para ele, a participação do SMetal no conselho do IF é de extrema importância, pois o Instituto possui um modelo de educação que o Sindicato apoia e incentiva, de participação coletiva. “O SMetal apoia os conselhos e busca sempre preparar sua diretoria para uma participação ativa”, conta.