Cerca de 700 pessoas passaram pela sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) no último sábado, dia 9, para participar da 1ª Mostra de Cultura e Arte Negra “Ubuntu SMetal”. O evento, que durou o dia todo, teve muita música, exposições, feira afro, roda de capoeira, tudo para evidenciar a importância do Mês da Consciência Negra e do respeito à diversidade. (confira as fotos).
A Mostra foi gratuita, recebeu trabalhadores e moradores de diversos bairros da cidade, inclusive de outros municípios da região, e foi realizada pelo Coletivo Racial do SMetal em parceria com Associação Ação Periférica e o produtor Tutuba Maya.
“Acredito que o nosso principal objetivo foi atingido, o de abrir a mente do trabalhador preto e de toda a comunidade de que ele não está sozinho nas bases. ‘Ubuntu’ não é só a temática africana de união, de humanidade, é a necessidade de todos entendermos a importância da solidariedade, da cooperação e do respeito, buscando o bem-estar coletivo”, afirmou o dirigente sindical e Coletivo Racial do SMetal, Everton da Silva Souza.
Entre as atrações musicais que animaram o sábado teve o Mukumby, de maracatu e percussão popular; os rappers sorocabanos do ‘X da Questão’, Dj Subrinho e o grupo Firma o Ponto, com o melhor do samba de terreiro.
Outros momentos de destaque da Mostra foram o desfile de beleza afro e a apresentação do espetáculo “Mata Rasteira”, encenado pelo Grupo Caras Pintadas de teatro, de Belo Horizonte (MG).
Confira abaixo imagens da Mostra ‘Ubuntu SMetal’: