Busca
Busca
20 de novembro

Consciência Negra reúne mil pessoas no SMetal

O evento foi realizado no domingo, dia 20, e contou com a participação de cerca de mil pessoas. Durante todo o dia, houve atividades com o objetivo de valorizar a luta por igualdade de direitos

Imprensa SMetal
Gabriela Guedes

O evento contou com diversas apresentações musicais e de danças durante todo o domingo

Aproximadamente mil pessoas participaram do evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que aconteceu no domingo, dia 20, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Realizado pelo Coletivo Racial do SMetal e coordenado pelo projeto Nossa Cara Preta, o evento durou mais de 12 horas e contou com a participação de grupos de hip hop, samba rock, escolas de samba, dança afro, Levante Popular da Juventude, entre outras atrações.

De acordo com o coordenador do Coletivo, Everton Souza, o ponto positivo da comemoração foi a diversidade presente. “Intervenções teatrais, música, dança. A maioria dos que discutem a questão racial em Sorocaba com certeza passaram pelo evento”, afirma.

Neste ano, a administração do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) cortou recursos para atividades do dia 20 de novembro e com essa medida, também deixou de cumprir a Lei nº 7.359/05, que institui no calendário municipal a Semana do Hip Hop. Ambas os cortes afetam diretamente o movimento de cultura negra local.

Os cortes de investimentos, por meio da PEC 55, pelo governo Michel Temer também foram criticados pelo Levante Popular da Juventude e relacionados com a vida da população negra brasileira, que mais utiliza serviços públicos de saúde e educação.

Galeria de fotos do evento

tags
atividade consciencia negra direitos engajamento evento fotos lutas minorias negro raças SMETAL sociedade
VEJA
TAMBÉM