Desde a contestação à Ditadura Militar, passando pelas mobilizações nas lutas por eleições diretas e livres, até a realização do tradicional 1º de maio na cidade, os metalúrgicos tiveram participação ativa nas ações sociais fora das fábricas.
Na participação política, os metalúrgicos do SMetal, Hamilton Pereira e Izídio de Brito, elaboraram Leis importantes para a população, seja enquanto deputado estadual ou vereador, respectivamente. Hamilton, por exemplo, contribuiu com a criação do que ficou conhecido como “Escola da Família”, com o objetivo combater a violência nas escolas e nos bairros, ampliando a atuação da política do SMetal para todo o estado de São Paulo.
Já Izídio, vereador por dois mandatos em Sorocaba, ajudou na construção de 20 creches na cidade e sete mil apartamentos populares, onde hoje é conhecido como Jardim Carandá. Além disso, o metalúrgico teve papel importante no debate sobre o hospital municipal da cidade.
“Enquanto vereador atuei, tanto com ações sociais, quanto na defesa da democracia, sempre procurando promover a participação dos trabalhadores na construção do Brasil”, afirma Izídio.
Sindicato Cidadão
O SMetal mudou a vida de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, por meio da campanha Natal Sem Fome e da criação do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).
Outra preocupação do Sindicato foi contribuir para a geração de renda e, por isso, fundou o Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), que ajuda a manter cooperativas de reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a geração de renda.
Sabendo que a desigualdade social ainda é uma realidade, o SMetal tem constituído novas iniciativas de promoção da cidadania. Acompanhe os veículos de comunicação do Sindicato para saber mais.
*As imagens são ilustrativas.