A campanha Natal sem Fome de 2022 já começou. Com o tema “Alimentando a Esperança”, a ação acontece para levar um fim de ano com comida na mesa de milhares de famílias de Sorocaba e da região que, hoje, vivem em situação de vulnerabilidades social.
As empresas metalúrgicas da cidade já estão recebendo caixas para doação de alimentos por parte dos funcionários. A sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), assim como o Clube dos Metalúrgicos e o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), também são pontos para doação.
Além das instituições, outros atores somam nessa luta. Neste ano, o SMetal contará com a parceria do Depois Bar e Arte, Jatobá Beach Bar, Little Paul, Solana Records, Afromáxima e UFSCar Sorocaba, que abrirão as portas para a solidariedade e serão pontos de arrecadação em prol do Natal sem Fome.
No Depois Bar, a parceria é antiga. Na última campanha, um evento solidário foi realizado no espaço que trocou drinks por mantimentos e manteve, durante todo o período da ação, uma caixa para que os frequentadores pudessem deixar suas doações. O Depois existe desde 1985 em Sorocaba e, tradicionalmente, é um “point” que reúne música brasileira, drinks e petiscos na rua Cônego Januário Barbosa.
Já para o Jatobá Beach Bar, o Solana Records e o Little Paul esta é a primeira vez como parceiros do Natal sem Fome. Na visão de Paulo Carvalho, proprietário do Little Paul, os bares engajados nesta luta dão a oportunidade para que os frequentadores possam aliar diversão e solidariedade. “Acredito que muita gente que frequenta o bar fica na correria do dia a dia e acaba não conseguindo tempo para ajudar. Nós, como um momento de lazer, aproveitamos e conseguimos fazer com que essas pessoas ajudem de alguma forma”, comenta Paulo.
O “LP”, como é conhecido pelo público, tem programação diversa com música, gastronomia e bebidas de quarta a domingo. Diversas bandas locais (e da região) se apresentam durante a semana no bar que reúne dezenas de pessoas.
Música e solidariedade
O Solana Records é um estúdio de gravações e ensaios, além de um espaço para eventos que atua em Sorocaba há oito anos. André Pinho, produtor diretor do espaço, defende que o cenário político e econômico dos últimos seis anos despertou o interesse do Solana em participar, como parceiro, do Natal Sem Fome deste ano. “Com diversos cortes em políticas de diminuição das desigualdades sociais, a fome voltou pro cotidiano do povo e não podemos naturalizar isso”, ressalta André.
Na concepção do produtor, música e solidariedade andam juntas. “Uma pessoa que não come, não consegue viver plenamente, estudar, fazer arte, criar, trabalhar e enfim, fica difícil até sonhar. Garantir condições mínimas para que as pessoas vivam plenamente ao invés de só sobreviver, é essencial”, completa.
Este também é o pensamento do DCE Livre da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do campus Sorocaba. Durante a pandemia, os representantes do diretório se organizaram para arrecadar alimentos para os estudantes que estavam em situação de subnutrição e, em alguns casos, até mesmo passando fome.
Karina Bispo, diretora do DCE, comenta que, ao longo do ano, os estudantes foram surpreendidos com congelamentos e cortes de verbas dentro da universidade. “Neste cenário, a solidariedade é a arma que nos temos. Construir esse espírito dentro dos muros da UFSCar ajuda na formação social dos profissionais que sairão de lá, abordando uma visão mais humana e ampla sobre a realidade social”, afirma.
Sorocaba
Em Sorocaba, segundo a Secretaria de Cidadania, 32.780 mil declararam viver em situação de pobreza ou extrema pobreza. São 27.276 mil famílias vivendo em extrema pobreza, ou seja, famílias que têm renda mensal de até R$ 105 por pessoa. Outras 7.317 mil estão em situação de pobreza, com renda mensal entre R$ 105,01 e R$ 210 por mês.
“Somente na edição de 2021, 43 toneladas de alimentos foram arrecadadas em pouco mais de um mês de campanha. Esse esforço, para além de garantir a produção de 2,1 mil cestas básicas, também assegurou um natal mais digno para muitos pais e mães de família”, afirma Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.
No ano passado, cada cesta pesava aproximadamente 20 quilos e contou com 11 itens, como: arroz, feijão, açúcar, macarrão, sal, milho, leite em pó, óleo de cozinha, entre outros. Para esta campanha, a ideia é arrecadar entre 45 e 50 toneladas de alimentos e, desta forma, aumentar o potencial de alcance da campanha.
Também é possível doar em dinheiro através dos seguintes dados: Caixa Econômica Federal – agência 0356 e conta 314-0 – ou pelo PIX [email protected]. Para mais informações, pelo telefone 15 3334.5426 e pelo WhatsApp 15 99645-3256.
Confira os endereços dos parceiros:
Afróxima: rua Padre Luiz, 39, loja 09, Sorocaba
Depois Bar e Arte: rua Cônego Januário Barbosa, 123 – Jardim Vergueiro, de sexta a domingo, a partir das 18h
Little Paul: rua Mascarenhas Camelo, 754 – Vila Santana, aos finais de semana, a partir das 16h
Jatobá Beach Bar: rua Esperança, 75 – Jardim Santa Fé, todos os dias, das 16h às 0h00
Solana Records: rua Manoel Ribeiro de Andrade, 155 – Jardim Prestes de Barros, de segunda a sexta das 10h às 22, aos sábados das 10h às 14h
DCE Livre (UFSCar Sorocaba): rodovia João Leme dos Santos – Km 110, de segunda a sexta das 10h às 18h
Barbearia 3 Monkeys: rua Manoel Corrêa, 173 – Jardim Maria do Carmo
OAB Sorocaba: rua 28 de outubro, 840 – Jardim do Paço
CIESP Sorocaba: Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3260 – Alto da Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h