Busca
Direitos das crianças

Conheça cinco direitos conquistados pelo SMetal que beneficiam os filhos dos metalúrgicos

Dia 12 vai ter celebração do dia das crianças no clube; veja a programação

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Freepik

O Dia das Crianças no Clube dos Metalúrgicos promete diversão, com direito a brinquedos e opções de lazer no Clube. A atividade acontece no próximo sábado, 12, das 9h30 às 17h.

Para celebrar o Dia das Crianças, comemorado neste sábado, 12, conheça cinco direitos da categoria metalúrgica que se estendem aos filhos, negociados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). 

Conquistas como ampliação da licença-maternidade, período de intervalo ou afastamento para amamentação e auxílio-creche estão entre os avanços nos direitos trabalhistas conquistados por meio da Campanha Salarial. [saiba mais abaixo]

Em 2024, a Campanha foi vitoriosa, garantindo aumento real para mais de 90% dos mais de 47 mil metalúrgicos representados pelo SMetal e a renovação de cláusulas sociais.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, deseja que as crianças brasileiras estejam sempre cobertas de direitos.

“Infelizmente, vivemos em um país desigual, onde os filhos da classe trabalhadora também sofrem as consequências. Por isso, o SMetal está sempre lutando para que os trabalhadores tenham uma vida e um trabalho digno, o que beneficia também os filhos dos metalúrgicos”, afirma o presidente.

Vale lembrar que cada Grupo ou Sindicato Patronal, que representa empresas de determinados segmentos, possuem suas próprias Convenções Coletivas de Trabalho (CCT). Confira aqui as CCTs de 2024.

Confira cinco direitos da categoria que beneficiam seus filhos

GARANTIA DE EMPREGO À GESTANTE

Fica vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da trabalhadora gestante, desde a confirmação da gravidez até 06 (seis) meses após o parto.

AUXÍLIO CRECHE

A empresa, não possuindo creche própria, poderá optar entre celebrar o convênio previsto no parágrafo 2º do art. 389 da CLT, ou reembolsar diretamente à trabalhadora as despesas havidas com a guarda, vigilância e assistência de filho legítimo ou legalmente adotado.

AMAMENTAÇÃO

Para amamentar, até que o filho complete seis meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho a dois descansos, de meia hora cada um, ou a pedido da trabalhadora o empregador poderá conceder licença remunerada com duração de oito dias úteis, a ser gozada a partir do término da licença maternidade e em continuidade a mesma.

LICENÇA MATERNIDADE 

A conquista do SMetal assegura que o período da licença maternidade não prejudicará a trabalhadora em caso de contagem de tempo de serviço na empresa para a promoção de cargo e/ou salários contidos no quadro de carreira.

AUSÊNCIA JUSTIFICADA 

Será justificada a ausência, até um montante de 8 horas por ano, para a empregada participar nas reuniões oficialmente convocadas pelas escolas de seus filhos (as), devendo a empregada comunicar à empresa com pelo menos 72 horas de antecedência, apresentando a convocação escolar, e posteriormente, entregando o comprovante de comparecimento na reunião.

Festa no Clube dos Metalúrgicos

O Dia das Crianças no Clube dos Metalúrgicos promete diversão, com direito a brinquedos e opções de lazer no Clube. A atividade acontece no próximo sábado, 12, das 9h30 às 17h.

A atividade, realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), tem como objetivo proporcionar aos filhos da categoria lazer e diversão para comemorar seu dia. Para isso, contará com SMetal Furacão, uma espécie de trem que fará um passeio com as crianças ao longo do dia. Confira aqui como participar.

tags
CCT convenção coletiva dia das crianças direitos mãe pai
VEJA
TAMBÉM