O tempo seco no Estado de São Paulo tem provocado reações alérgicas e aumentado problemas respiratórios. Em Sorocaba, não há chuva significativa há mais de 40 dias.
A auxiliar administrativo Silvana Aparecida Franco Lima sente de perto essas condições do tempo. “Meu filho tem problemas respiratórios e está com crise de falta de ar por causa desse tempo seco”, afirma.
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) o fim de semana o clima pode mudar e desta sexta-feira (18) a domingo (20) pode ocorrer pancadas fortes de chuvas isoladas, além da temperaturas entrar em declínio.
Confira o que diz o boletim do instituto e prepare o casaco:
Condições de tempo adversas previstas para o fim de semana, à medida que um ciclone extratropical, que evoluirá em forte frente fria, se forma no leste da região sul do país e se alarga e aprofunda na direção do litoral de SP.
No sábado, com a frente fria se deslocando rapidamente pelo estado, de sudoeste (Presidente Prudente) para nordeste (Franca), são esperadas pancadas chuvas e trovoadas generalizadas no estado, por vezes fortes.
Além disso, as temperaturas entram em declínio acentuado, com ventos se intensificando e promovendo ainda mais baixa sensação térmica.
Domingo de frio em todo estado. Ainda chove de madrugada no leste e nordeste do estado, mas o ar frio e seco promove rápida diminuição da nebulosidade.