Busca
Busca
Dia Mundial pelo Trabalho Decente

Confira cinco acordos negociados pelo SMetal que melhoram as condições de trabalho

Sindicato luta pela geração de empregos, que precisam vir acompanhados de direitos e benefícios

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Comemorado nesta segunda-feira, 7, o Dia Mundial do Trabalho Decente foi instituído no Fórum Social Mundial, realizado em Nairóbi (Quênia), em 2007.

Neste Dia Mundial pelo Trabalho Decente, 7 de outubro, separamos cinco tipos de acordos negociados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) que melhoram as condições de trabalho da categoria e transformam a economia da região. 

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho decente é aquele adequadamente remunerado, exercido em liberdade, equidade e segurança, e capaz de garantir uma vida digna. 

O conceito se apoia em quatro pilares: os direitos e princípios fundamentais do trabalho, a promoção do emprego de qualidade, a extensão da proteção social e o diálogo social. 

Isso significa que benefícios que ampliam o poder de compra, por exemplo, garante que os metalúrgicos possam ter uma vida de maior qualidade e, por fim, trabalhar mais felizes. Além disso, melhorando o poder de compra dos trabalhadores mais eles compram e aí as empresas precisam aumentar a produção e aumenta o número de empregos 

Entretanto, diversos benefícios e direitos que promovem o trabalho decente não são garantidos por lei, nem pelas empresas, e dependem de negociação sindical.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, este é exatamente o propósito do Sindicato.

“O sentido da existência de um sindicato é melhorar as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores. O SMetal é reconhecido pela capacidade de negociação e de luta”. O presidente da entidade lembra que, somente em 2023, as negociações do SMetal injetaram cerca de R$ 500 milhões na economia da região de Sorocaba. 

Leia mais: Conheça mais a história do SMetal aqui

Confira cinco tipos de acordos negociados pelo SMetal

  1. Aumento salarial: todos os anos, o SMetal participa da Campanha Salarial, protagonizada pela Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) nas negociações coletivas. Alguns acordos são realizados diretamente com as fábricas. Neste ano, a maioria da categoria representada pelo SMetal já garantiu reajustes salariais de pelo menos 4,95%, que além de repor a inflação acumulada, aumenta o poder de compra;
  2. Ampliação de direitos: nos acordos de reajuste salarial, também são incluídas cláusulas econômicas que ampliam os direitos da categoria que constam na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como auxílio-creche, ampliação da licença-maternidade ou estabilidade para quem está em vias de se aposentar, por exemplo;
  3. Programa de Participação nos Resultados (PPR): com o objetivo de compartilhar com a categoria os resultados da produção, que depende diretamente do trabalho que passa pelas mãos dos metalúrgicos;
  4. Vale-alimentação e vale-compras: alguns benefícios são negociados para promover a Segurança Alimentar e Nutricional da categoria. Benefícios como este complementam a renda da categoria.
  5. Calendário de dias pontes: este tipo de acordo garante que os trabalhadores possam emendar os feriados e repor em dias combinados, proporcionando um descanso ininterrupto para o trabalhador e sua família.

Dia Mundial pelo Trabalho Decente

Comemorado nesta segunda-feira, 7, o Dia Mundial do Trabalho Decente foi instituído no Fórum Social Mundial, realizado em Nairóbi (Quênia), em 2007. 

Em 2023, a OIT, em parceria com o Brasil, anunciou o Programa de Cooperação Sul-Sul para o período de 2023 a 2027, com o como objetivo de apoiar a promoção do trabalho decente e da justiça social na América Latina, África e Ásia-Pacífico.

*Com informações da Organização das Nações Unidas (ONU),  Politize! e IPEA

tags
Acordos clt direitos Negociações Trabalho decente
VEJA
TAMBÉM