Busca
Saúde

Confira a distribuição de casos de dengue por bairro em Sorocaba

Sorocaba já soma 22.675 casos de dengue, segundo a prefeitura. Seis mortes foram confirmadas. Outros quatro óbitos estão em analise. Veja a incidência da doença por bairro e as ações de prevenção

Imprensa SMetal
Arte: Cassio Freire/ Imprensa Smetal

No mapa, os números de casos da doença destacados por cada região da Sorocaba

A secretaria de Saúde de Sorocaba divulgou ontem, dia 18, um novo balanço da dengue, que aponta existirem 22.675 casos na cidade desde o início do ano. Também foram confirmadas seis mortes pela doença na cidade. Outros quatro óbitos suspeitos estão sendo analisados.

A maior concentração de casos está na zona norte de Sorocaba, mas a doença tem atingido moradores de todas as regiões do município. Inclusive no Éden e no Cajuru, onde até a semana passada havia poucos registros de dengue, as notificações aumentaram nos últimos sete dias.

Confira no destaque mapa da doença na cidade por região (bairro e adjacências, conforme registros da respectiva Unidade Básica de Saúde – UBS).

Dos 22.675 casos, 22.583 (99,6%) são autóctones; o que significa que os pacientes contraíram dengue em Sorocaba mesmo. Apenas 92 casos (0,4%) são importados; que é quando o morador local contrai a doença em outras regiões.

Das seis mortes confirmadas, quatro eram do sexo feminino e dois do sexo masculino. Três eram moradores da zona oeste, dois da zona norte e um da zona leste.

Chikungunya

No balanço desta semana, a prefeitura também divulgou que o município teve cinco notificações de febre Chikungunya este ano. Um caso importado foi confirmado e outro continua sendo analisado. Outros três casos foram descartados após exames.

Assim como a dengue, a febre Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas de ambas são parecidos. Mas, ao contrário da dengue, em que o paciente – se tratado a tempo e se não avançou para a versão hemorrágica da doença – tem rápida recuperação, na febre Chikungunya o paciente pode sofrer por meses os sintomas da doença, como as dores fortes nas articulações.

Sobre a demora no atendimento nas unidades de saúde, o secretário municipal Francisco Antônio Fernandes pediu paciência aos sorocabanos. Ele disse que as unidades estão seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e tratam todos os casos suspeitos de dengue como confirmados.

“O Sistema Único de Saúde (SUS) deve atender a todos, sem distinção, mas segundo nossos dados, entre 15 e 20% das pessoas atendidas nas três UPHs e no Centro de Monitoramento possuem convênio médico, sendo que aproximadamente 15% são provenientes de outros municípios. Isto congestiona os atendimentos nas unidades da rede municipal”, completou o secretário.

Ontem a prefeitura também divulgou as ações contra a dengue nos bairros para os próximos dias. Veja abaixo.

Nebulização

Dia 19 – Central Parque, Vila Gabriel, Vitória Régia

Dia 20 – Prestes de Barros

Dia 23 – Mineirão, Vila Angélica/Ana Maria

Dia 24 – Nova Sorocaba/ Vila Angélica, Parada do Alto

Arrastões da Zoonoses

Dia 19 – Vila Colorau, Jd Betânia, Vila Progresso

Dia 20 – Vila Colorau, Jd Itapuã, Vila Progresso

Dia 21 – Vila Colorau, Jd Itapuã, Vila Progresso

Dia 22 – Jd Itapuã, Vila Progresso

Dia 23 Vila Hortência, Jd Itapuã, Vila Progresso

Dia 24 – Vila Hortência, Jd Itapuã, Vila Progresso

tags
bairro sorocaba distribuição de casos
VEJA
TAMBÉM