Garantir a alimentação a todos os estudantes em conformidade com as determinações da Lei de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) foi um dos encaminhamentos aprovados na plenária da Conferência Municipal de Segurança Alimentar realizada no final da tarde de quinta-feira, 16, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal).
Os participantes devem levar esse, entre outros encaminhamentos, para as instâncias regionais e nacional do Conselho de Segurança Alimentar.
Colocar a água como prioridade para a segurança nacional, políticas públicas de resíduos sólidos e maior integração entre os conselhos já existentes foram outras orientações da plenária.
Merenda
Os participantes da Conferência Municipal aprovaram moção de repúdio ao Governo do Estado e ao Governo Municipal, ambos sob direção do PSDB, contra a merenda seca, a favor da alimentação saudável e de qualidade para todas as esferas municipais, estaduais e nacional.
Para o gerente do entreposto do Ceagesp Sorocaba, Marco Antônio Jucelino de Oliveira, o evento foi positivo e produtivo. “As propostas foram inovadoras e a conferência superou a expectativa. Agora, é trabalhar para que as propostas possam ser realizadas”, afirma.
Oliveira diz ainda que uma das ideias cogitadas foi criar um dia específico para a realização de Feira de Orgânica no Ceagesp. “Estamos de portas abertas para o agricultor familiar e vamos trabalhar para poder viabilizar essa proposta”.
A Conferência foi iniciada às 8h e finalizou às 18h. O evento foi uma ação preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar que ocorrerá em novembro, em Brasília. Antes disto, vão acontecer também a etapa Regional, entre maio e junho, e a Estadual, em agosto deste ano.