O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) sedia nesta quinta-feira, 20 e sexta-feira, dia 21, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social.
Cerca de 200 representantes do poder público e da sociedade civil participaram da abertura da conferência que contou com palestra sobre o tema: “Garantia de direitos no fortalecimento da SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”.
O secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, que também é assistente social, compôs a mesa de abertura e ressaltou que a “assistência social não é caridade e sim, uma barreira de resistência contra a barbárie, diante o atual cenário de 14 milhões de desempregados no país e ainda com a reforma trabalhista aprovada”.
A Conferência escolherá delegados para representar Sorocaba nas esferas estaduais e nacional e debate quatro eixos.
São eles:
1) Proteção Social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócioassistenciais;
2) Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social;
3) Acesso às seguranças sócioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda, como garantias de direitos sócioassistenciais;
4) A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos sócios-assistenciais.