Nesta quinta-feira, dia 16, das 8h às 18h, ocorre a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar de Sorocaba, que terá como tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. O encontro será realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, localizado na Rua Júlio Hanser, 140, no Jardim Faculdade, próximo à Rodoviária.
Organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Sorocaba, o objetivo principal do encontro é consultar a população sobre as questões que envolvem o tema, bem como para definir prioridades e diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A previsão é que este documento esteja finalizado em 2016.
“Por isto é de suma importância que tenhamos a participação de todos os setores da sociedade. Este é o momento de ouvirmos a população”, destaca Bruno Franques, presidente do Consea e representante do Núcleo de Agroecologia Apete Caapuã da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
O evento é uma ação preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar que ocorrerá em novembro, em Brasília. Antes disto, acontecerá também a etapa Regional, entre maio e junho, e a Estadual, em agosto deste ano.
A Segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
Para participar basta se inscrever gratuitamente pelo site www.conseasorocaba.org.br
Sobre a programação
Durante a conferência municipal, pela manhã, serão realizadas apresentações para compor um panorama sobre as principais questões que envolvem a segurança alimentar e nutricional.
À tarde, os participantes vão se dividir em grupos de trabalho para discutir eixos temáticos: Segurança alimentar; Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); nutrição, fome, desnutrição e obesidade; Infância, alimentação e mídia; Agricultura, água e ecologia; e Soberania alimentar, reforma agrária, agricultura familiar e comunidades tradicionais.
A partir desta discussão serão formuladas propostas para resolver os principais problemas que envolvem o assunto. As propostas serão apresentadas e apreciadas por todos na plenária final para, então, serem encaminhadas às suas instâncias.
Aquelas que se referirem a questões que competem ao poder público municipal serão encaminhadas ao Consea Sorocaba e servirão como base para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. As que forem de competência estadual ou federal serão enviadas para as outras etapas da conferência.
Programação:
8h às 8h30 – Credenciamento e café
8h30 às 9h – Mesa de Abertura
9h às 9h30 – Mesa SISAN
9h30 às 10h – Café
10h às 12h – Mesa Temas de SAN
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 14h – Apresentação da Conferência
14h às 14h30 – Apresentação Cultural
14h30 às 16h30 – Grupos de Trabalho
16h30 às 17h – Café
17h às 18h – Plenária Final
18h – Encerramento