Sindicato Cidadão

Comunidade indígena de Tapiraí recebe doações do SMetal

Ação é uma extensão da Campanha do Agasalho do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba

Amanda Monteiro / Imprensa SMetal

Sindicato Cidadão já atua mensalmente na aldeia, desde que o povo guaraní Gwyra Pepo chegou em Tapiraí.

Em extensão às ações realizadas pela Campanha do Agasalho, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região (SMetal) realizou a entrega de mais roupas e cobertores. Desta vez, para a comunidade indígena Gwyra Pepo que fica em Tapiraí, interior de São Paulo.

O SMetal uniu forças e levou muito mais do que calor humano à comunidade indígena. Além dos mais de 200 cobertores, também foram distribuídos produtos de higiene pessoal, roupas, brinquedos e aproximadamente 1 tonelada de alimentos. As doações foram feitas nesta terça-feira, dia 18, em parceria com o Bancos de Alimentos (BAS) e a Cufa Sorocaba.

Sandra Fernandes Soares, uma das lideranças indígenas da aldeia, conta que os insumos chegaram em um excelente momento, visto que há muitas crianças e que o clima frio e chuvoso da região atrapalha no plantio da comunidade. “Está muito difícil para nós. As crianças estavam todas gripadas e com frio, e nós não tínhamos agasalhos. Então ficamos muito felizes com os alimentos e cobertores para a aldeia”, complementa.

O mesmo foi ressaltado pelo Vitor Fernandes, cacique da terra indígena, ele conta que hoje a aldeia possui mais de 40 famílias precisando de doações. “Só podemos agradecer ao Sindicato dos Metalúrgicos que realizou essa doação para o nosso povo”, disse.

Sindicato Cidadão

O Sindicato Cidadão já atua mensalmente na aldeia, desde que o povo chegou em Tapiraí, em 2018. Segundo Marcelo José da Silva, coordenador da Campanha do Agasalho, o Sindicato se preocupa com as questões que assolam a sociedade.

“O Sindicato mostra isso diariamente, dentro da sede, também nas ruas e comunidades. Estar nessa ação representando a diretoria e a categoria, que se mobilizaram com a causa, me deixa muito feliz em fazer parte de uma entidade que se articula para poder ajudar a quem realmente precisa”.

Do mesmo modo em que, Drika Martim, presidente da Cufa Sorocaba reconhece o SMetal como um grande parceiro nas ações realizadas pela entidade. “Conseguimos estar ajudando mais um mês devido a contribuição de cada trabalhador e trabalhadora. Estamos em um cenário em que as doações caíram em mais 90% no nosso país, então chegar aqui com o caminhão cheio e ver o sorriso no rosto das pessoas é muito gratificante”.

Solidariedade dentro das escolas

Parte dos alimentos distribuídos foram doados pela ETEC Fernando Prestes, através da Gincana da Amizade, ação filantrópica realizada pelos estudantes da escola. O Banco de Alimentos foi responsável pela retirada das arrecadações que foram destinadas para a aldeia Gwyra Pepo.

Alunos durante a organização da Gincana da Amizade de 2023 / Foto: arquivo pessoal