Solidariedade

Comunidade de Sorocaba recebe doação de kits de beleza e higiene

Com cosméticos e produtos de cuidado pessoal, cerca de 300 kits foram doados pela Central Única das Favelas (CUFA) e pelo Banco de Alimentos de Sorocaba; ação faz parte do combate a Covid-19

Ao todo, 300 kit foram distribuídos para entidade e na comunidade Santa Rosa

A Central Única das Favelas (CUFA) Sorocaba e Região e o Banco de Alimentos de Sorocaba doaram kits de beleza e higiene para a comunidade Santa Rosa, na tarde desta segunda-feira. Além disso, cinco entidades do município também receberam as doações.

Na semana passada, 40 kits foram doados para famílias atendidas pela Associação Lugar de Amor e Restauração – Luar, no Jardim Novo Mundo, abrangendo as cidades de Sorocaba e Votorantim.

Os kits foram enviados pelo Genomma Lab e contêm protetor para seios, contorno de olhos, creme facial e água micelar (todos da Cicatricure), sabonete em barra e sabonete líquido (Asepxia), creme para pernas, redutor de pelos, absorvente e aparelho de barbear.

Além disso, pessoas que sofrem de diabetes receberam um kit especial com produtos para o tratamento da doença, com creme hidratante para os pés e para as pernas.

Para Suelen de Oliveira, da comunidade Santa Rosa, as doações são importantes para o cuidado pessoal das mulheres da comunidade. “Isso só aumenta a autoestima porque muitas de nós não têm condições de comprar nada, ainda mais nesse momento de pandemia. Só temos a agradecer mesmo”.

Também moradora do Santa Rosa, Maria de Fátima Ramos Gomes, ficou emocionada com os produtos. “Não tenho nem palavras porque eu estava precisando disso no momento mesmo. É muito importante poder se cuidar”.

As entidades beneficiadas pela ação foram Grupo Doar – Favela Palmeirinha, ASA – Promorar, Associação Vila Helena, Associação Jardim Ipiranga e Adjacências e PAERV – Projeto Assistencial e Educacional Restaurando Vidas

Jônatas Rosa/Imprensa SMetal
Conceição de Jesus, do Projeto Assistencial e Educacional Restaurando Vidas (PAERV), ressalta que os produtos são importantes para os diabéticos

Conceição de Jesus, do Projeto Assistencial e Educacional Restaurando Vidas (PAERV), explica que a entidade trabalha com crianças e adolescente no contraturno escolar, mas tem ampliado a atuação por conta da Covid-19. “Estamos atendendo as famílias que estão passando por apuros e é importante a doação desses produtos, especialmente para pessoas com diabetes. Temos um senhor que está com os pés em carne viva e precisa desse cuidado. Se a pessoa não tem dinheiro para comprar comida, imagina para comprar esses produtos. Então, é fundamental garantir esse tipo de ajuda também”.

A presidente da CUFA Sorocaba e Região lembra que cuidar da autoestima das pessoas também faz parte da ação social. “Todo mundo gosta de sentir bem, estar bonita. Por isso, em diante dessa situação tão difícil que vivemos, é fundamental garantir que as mulheres das comunidades possam se cuidar e valorizar sua beleza”.

Jônatas Rosa/Imprensa SMetal
Meire Ellen Rodrigues, assistente social do Banco de Alimentos, diz que as pessoas precisam de cuidados além dos alimentos

Meire Ellen Rodrigues, assistente social do Banco de Alimentos de Sorocaba, ressalta que as pessoas em situação de vulnerabilidade social precisam de cuidados além dos alimentos. “Muitas pessoas estão sem trabalho e sem ajuda do governamental, com isso acabam não tendo condições de comprar um sabonete ou um absorvente. São situações que precisam de atenção e buscamos suprir essas necessidades”.

Sobre o Banco de Alimentos de Sorocaba

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) é uma organização não governamental criada em dezembro de 2005 com a finalidade diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome em Sorocaba e região. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) é mantenedor da entidade.

Sobre a CUFA

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

A CUFA promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, além de outros projetos sociais. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios. São as principais formas de expressão da CUFA e servem como ferramentas de integração e inclusão social.

Comunidade de Sorocaba recebe doação de kits de beleza e higiene

Banco de Alimentos coronavirus Covid-19 cufa sorocaba doação kit de beleza sindicato dos metalúrgicos