A Comissão Regional de Segurança Alimentar de Sorocaba realizou nesta terça-feira, dia 21, a primeira reunião de 2017. O encontro aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e contou com o apoio da Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo (Consea/SP)
Os participantes fizeram um levantamento dos avanços em 2016 e estabeleceram metas para este ano. Na avaliação, foi apontado que, no ano passado, apenas 22 municípios da região retornaram o diagnóstico sobre segurança alimentar e nutrição. O número representa 26% do total de 79 cidades da regional. O objetivo agora é retomar esse trabalho e obter essas informações dos envolvidos.
Para José Valverde, secretário executivo do Consea Estadual, o debate sobre o tema é fundamental. “É importante o apoio do SMetal para que as ações da Comissão Regional possam se desenvolver aqui. Um espaço democrático, que tem servido para agregar os atores de região de Sorocaba na discussão e no fortalecimento da segurança alimentar e nutricional, que se relaciona com várias áreas”.
Meire Elen Pereira, assistente social do Banco de Alimentos de Sorocaba, explica que houve um aumento de participação dos municípios e que isso é reflexo do trabalho da Comissão, como o seminário realizado em dezembro no SMetal. “É gratificante perceber os resultados e que estamos atingindo o objetivo de implementação da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)”.
Ela completa que ainda tem muito a ser realizado. “A regional de Sorocaba abrange 79 municípios e o nosso próximo passo será a continuidade do levantamento de dados e elaboração do Diagnóstico de insegurança alimentar”.
Participaram da reunião representantes das seguintes cidade: Araçoiaba da Serra, Sarapuí, Itapetininga, Botucatu, Salto de Pirapora, Sorocaba e Porangaba.