Busca
Busca
Sorocaba

Comissão de Saúde comprova irregularidades na UBS do bairro Mineirão

Entre os problemas encontrados estão estrutura física comprometida, falta de medicamentos e de profissionais

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A Comissão chegou ao local às 8h. A visita aconteceu em decorrência de reclamações feitas por moradores que frequentam a unidade

Diversas irregularidades foram comprovadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mineirão, na zona norte da cidade, em uma visita surpresa realizada pelo vereador metalúrgico e presidente da Comissão Municipal de Saúde, Izídio de Brito (PT), nesta quarta-feira, dia 20.

A Comissão chegou ao local às 8h. A visita aconteceu em decorrência de reclamações feitas por moradores que frequentam a unidade.

No momento da visita, a Comissão foi recebida pela enfermeira Silvana Barros, que substituía o coordenador da unidade, Alex Sandro de Almeida, que estava de atestado médico.

Estrutura comprometida

De acordo com Silvana, a estrutura física da unidade foi ampliada e reformada em outubro de 2012, porém os problemas como infiltração e alagamentos são visíveis. O risco maior é nas salas de pós consulta e consultório de odontologia, que comportam mais de R$ 10 mil em equipamentos e materiais de saúde.

Na sala de acolhimento, que recebe os pacientes trazidos pelo SAMU, há apenas uma maca e, devido o corredor de acesso à sala ser estreito, não tem espaço para entrar com outra maca.

Espaço para inalação e falta de materiais

No final do corredor, o procedimento de inalação dos pacientes é realizado sem isolamento algum, que deveria ser realizado em um local específico. Também faltam copos descartáveis, água e sabonete na pia do banheiro e água desmineralizada, usada no aparelho de autoclave, que é usado para a esterilização de equipamentos médicos.

Falta de profissionais

O vereador ainda constatou que faltam profissionais na área da administração da unidade e também na recepção dos pacientes. Conforme conversas com os trabalhadores, o correto é ter sete pessoas, entre área de arquivo, auxiliar administrativo e balcão de atendimento, mas temos apenas quatro, e desses quatro, apenas um está apto a realizar atividades, os outros três estão restritos em atendimento ao público.

Seria necessário, no mínimo, mais dois auxiliares de enfermagem na unidade, porque no mês de maio o fluxo de pacientes aumenta. “Dia 30 deste mês começa a Campanha de Vacinação, a quantidade de atendimento sempre aumenta nessa data, e será muito corrido para nós termos que nos revezar para realizar os atendimentos”, afirma um trabalhador da unidade.

Falta de medicamentos

Ainda de acordo com depoimentos, a falta de medicamentos como preservativos e insulina é frequente na unidade. “Agulha para aplicação de insulina em crianças nunca teve, é utilizado agulhas de adulto”.

Como a mudança na distribuição de medicamentos de uso contínuo passou a ser direto nas farmácias populares, a demanda nas consultas para obtenção de receitas aumentou muito. A população em tratamento dos CAPs é encaminhada para as UBS para adquirir receitas.
Na farmácia da UBS, o anticoncepcional já está com vencimento para o início de maio, por isso, não está sendo distribuído.

Encaminhamento

No final da visita, o vereador Izídio afirmou que será feito e encaminhado um relatório ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), com todas as demandas encontradas na unidade.

A Comissão da Saúde Pública da Câmara Municipal de Sorocaba é formada pelos vereadores Izídio de Brito (PT), Fernando Dini (PMDB) e o Pastor Apolo (PSB).

Comissão de Saúde comprova irregularidades na UBS do bairro Mineirão

tags
Apolo Brito comissão Dinni fernando irregularidades izidio medicamentos Mineirão municipal Pastor pmdb profissionais PSB PT saúde Sorocaba UBS
VEJA
TAMBÉM