Busca
Busca
Sorocaba

Comissão de Saúde comprova deficiências em unidades básicas

Vereadores já haviam visitado outras unidades de saúde e prometem continuar fiscalizando

Imprensa SMetal
Assessoria Izidio de Brit- PT

Os vereadores da Comissão de Educação, Saúde Pública e Juventude da Câmara de Sorocaba fizeram visitas de fiscalização, nesta quarta-feira, 22, às unidades básicas de saúde dos bairros Lopes de Oliveira e Vila Hortência e encontraram diversas deficiências no atendimento aos pacientes. Ainda na manhã de quarta, os parlamentares fiscalizaram a escola municipal Achilles de Almeida.

Os vereadores vão relacionar todos os problemas das unidades de saúde e da escola, repassar o relatório ao Poder Executivo e pedir providências. A Comissão é formada pelos vereadores Izídio de Brito (PT), presidente; Pastor Apolo (PSB), relator; e Fernando Dini (PMDB).

Na unidade básica de saúde (UBS) do bairro Lopes de Oliveira, os vereadores conversaram com pacientes, familiares e funcionários. Segundo o vereador Izídio, a falta de pediatras e de diversos medicamentos foram alguns dos problemas encontrados. Os parlamentares também concluíram que a unidade precisa de ampliação da equipe de profissionais e do espaço físico para atender melhor à população daquela região da cidade.

Na Vila Hortência, uma das principais deficiências apuradas foi a dificuldade de encaminhar pacientes para geriatras e outras especialistas de doenças típicas da terceira idade, como problemas cardíacos e oftalmológicos, que atendam pela rede pública municipal.

Falta de especialidades

O médico e ex-secretário municipal Ademir Watanabe, que atende na UBS Vila Hortência, culpa a deficiência no atendimento à terceira idade pelo fato de grande parte dos moradores da região serem idosos. “De resto, estamos bem servidos e conseguimos atender bem”, disse Watanabe durante a visita dos vereadores.

Já a coordenadora da unidade, Priscila Rangel Dordetto, afirmou aos parlamentares que toda a rede se saúde municipal precisa de readequação para atender as realidades distintas dos centros de saúde. “Enquanto a nossa [UBS da Vila Hortência] carece da ampliação de uma equipe de especialidades geriátricas, outras unidades sofrem pela falta de pediatras”.

“Além do que detectamos in loco, cada coordenador de UBS ficou de nos enviar levantamentos das demandas de cada uma delas, que serão estudados e acrescentados aos relatórios da Comissão”, afirmou o vereador petista, que confirmou o envio do relatório ao Executivo Municipal, juntamente com um pedido de solução para os problemas.

Visitas anteriores

A fiscalização da manhã desta quarta, faz parte de uma série de visitas surpresa que Comissão de Saúde da Câmara vem fazendo nos órgãos públicos municipais de saúde e instituições conveniadas. Já foram visitadas unidades como a Santa casa, o Hospital Evangélico, o Conjunto Hospitalar e o pátio municipal onde ficam estacionadas as ambulâncias.

O vereador ressalta que a comissão fará novas visitas, em quaisquer unidades de saúde, a qualquer momento, para detectar os problemas enfrentados pela população e pelos profissionais que trabalham nessa área.
Escola Municipal

Após visitarem as UBSs, os vereadores seguiram para a escola municipal Doutor Achilles de Almeida, na zona leste da cidade. No local, comprovaram vários problemas estruturais no prédio, denunciados anteriormente por pais de alunos.

A comissão foi acompanhada pela vice-diretora Renata Kumagai Rios e, segundo a assessoria do vereador Izídio, os parlamentares localizaram e anotaram os pontos que precisam de serviços de manutenção e obras de melhorias, como o ginásio, a cozinha, banheiros, quadras e salas de aula.

O relator da comissão, vereador Pastor Apolo, afirmou que os problemas na escola também constarão em um relatório que será encaminhado ao Executivo pedindo providências.
A comissão também poderá visitar outras escolas municipais sem aviso prévio, exercendo seu papel de fiscalizar os serviços prestados à população.

tags
comissao saude deficiencia izidio izidio de brito correira pt prefeitura municipal unidades basicas de saude
VEJA
TAMBÉM