Busca
Sorocaba

Comissão de Educação confirma más condições na distribuição da merenda escolar

No local onde a Apetece guarda os alimentos foi encontrada uma série de irregularidades

Imprensa SMetal com informações da A.I da Câmara Municipal
A.I/Câmara Municipal de Sorocaba

Os vereadores da comissão, Luis Santos (PROS) e Pastor Apolo (PSB), constaram que as denúncias são procedentes

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Sorocaba visitou na quinta-feira, dia 14, a empresa Apetece, que fornece a merenda escolar de Sorocaba. Segundo denúncias feitas por munícipes, a empresa estaria cometendo uma série de irregularidades na armazenagem e no transporte dos alimentos.

Os vereadores da comissão, Luis Santos (PROS) e Pastor Apolo (PSB), constaram que as denúncias são procedentes. Faltam determinados alimentos para preparar a merenda; a empresa transporta os alimentos sem nota fiscal, usando carros particulares para o transporte de materiais, retendo recursos de funcionários; usando carros particulares para transportar alimentos; além de armazenar alimentos em local inadequado e também faltam condições de trabalho para os funcionários.

Além disso, constataram também que a única estrutura da empresa é uma mesa e seis cadeiras, duas delas quebradas. “De acordo com informações das coordenadoras da empresa, o local não é um centro de distribuição e que o material encontrado sem o devido acondicionamento não é para ser distribuído nas escolas de Sorocaba, mas devolvido para São Paulo” explica o vereador Luis Santos.

Os vereadores confirmaram também que as informações repassadas pelas funcionárias da empresa são desencontradas, pois, segundo eles, no momento em que duas funcionárias diziam que ninguém da empresa carregava alimentos em carros particulares, outra funcionária estava justamente fazendo isso.

Ao serem questionadas pela ação, as funcionárias alegaram que a empresa estava mudando de local justamente naquele dia, mas não souberam dizer para onde. “Segundo informações das funcionárias, a Apetece não dispõe de um centro de distribuição em Sorocaba e, todas as terças-feiras, a merenda chega diretamente de São Paulo”, afirmou Pastor Apolo.

De acordo com os vereadores, a Comissão vai continuar acompanhando o caso, visitando as creches para saber em que condições as merendas estão chegando e também averiguar os outros detalhes da denúncia. Uma reunião com o secretário de Educação, Flaviano Agostinho de Lima, e com o secretário de Governo, João Leandro da Costa Filho, está sendo agendada para tratar dessas irregularidades.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Francisco Martinez (PSDB), solicitou à Comissão a elaboração de um relatório sobre a vistoria na empresa Apetece e se comprometeu a viabilizar a entrega do relatório diretamente para o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB).

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Sorocaba é composta pelos vereadores Luis Santos (PROS), Pastor Apolo (PSB) e Anselmo Neto (PSDB).

Comissão de Educação confirma más condições na distribuição da merenda escolar

tags
Alimentos Anselmo antônio Apetece Apolo carlos comissão Educação Francisco João Leandro jose Luís Martinez Merenda Neto pannunzio Pastor Pros PSB PSDB Santos
VEJA
TAMBÉM