Tomou posse hoje, dia 26, a Comissão de Condições de Trabalho, Saúde e Meio Ambiente (CCTSMA) na Tecno Pries em Sorocaba. A instalação dessa comissão, negociada entre empresa e Sindicato dos Metalúrgicos, amplia as possibilidades de atuação preventiva na fábrica e substitui a tradicional Cipa.
Além de, conforme o nome já sugere, ter uma abrangência superior à Cipa, a nova comissão também se diferencia da anterior por ser formada somente por trabalhadores eleitos por seus próprios companheiros de trabalho. Na Cipa tradicional, metade dos integrantes são eleitos pelos funcionários e a outra metade é indicada pelo empresário.
A CCTSMA na Pries é a segunda comissão do gênero em atividade do País. A primeira também foi instalada em uma empresa de Sorocaba após negociação com o sindicato da categoria, na antiga Cooper Tools, atual Apex Tool, em 1993.
A comissão na Pries , eleita no dia 6 de agosto e empossada hoje, é formada pelos seguintes trabalhadores (por ordem de votação): Titulares – Israel Diogo de Melo; Mingau; Valmir Batista de Almeida, Baiano; Renan Frazatto; e Francisco de Assis Marcelino, Chicão. Suplentes – Moacir de Souza Reis, Cadela; Aparecido Donizete de Lima, Quati; David Roberto Faustino; e Oscar Evaristo Santana Filho, Chico Xavier.
Comitê sindical
Além da nova comissão, os metalúrgicos da Pries também contam com um Comitê Sindical de Empresa (CSE), vinculado ao Sindicato, que é formado por: Sérgio Luis João e Jorge Carlos de Oliveira.
Além disso, na Pries os trabalhadores também participam de uma comissão de gestão, que acompanha as decisões administrativas da empresa.
O presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva, presente à posse, parabenizou os trabalhadores pela conquista da nova forma de representação no local de trabalho e pediu apoio de todos à comissão. “Criar a comissão é um passo importante, mas não basta. É preciso haver união e apoio dos trabalhadores para que seus instrumentos de lutas e conquistas resultem em melhorias coletivas”, lembrou o dirigente.
A Pries fica no bairro Iporanga, zona industrial de Sorocaba, e fabrica componentes para linha branca.