Busca
Busca
Data-base

Começam as mobilizações da campanha salarial dos metalúrgicos

Começaram esta semana as assembleias de mobilização da campanha salarial 2012 nas fábricas metalúrgicas de Sorocaba e região

Imprensa SMetal

Começaram esta semana as assembleias de mobilização da campanha salarial 2012 nas fábricas metalúrgicas de Sorocaba e região. As primeiras assembleias aconteceram na Metalur, Lemforder, Prysmian, Metso Equipamentos e Flextronics.

O objetivo é organizar os metalúrgicos para acompanhar as negociações e apoiar as lutas sindicais referentes à campanha salarial.

As principais reivindicações da categoria este ano são reposição da inflação dos últimos 12 meses nos salários, aumento real, valorização nos pisos salariais; licença maternidade de 180 dias; organização sindical no trabalho; jornada de 40h semanais; seguro de vida e abono salarial.

A bancada dos trabalhadores nas negociações é coordenada pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM). A data-base da categoria é 1º de setembro.

Negociações
A primeira negociação deste ano aconteceu quarta, dia 8, com o grupo empresarial G3, que reúne fábricas de autopeças, de parafusos e forjarias. Esse encontro serviu apenas como apresentação das bancadas.

Nesta quinta, dia 9, a FEM vai se reunir com o grupo das fundições; e na sexta, será a vez de iniciar o diálogo com o G8 (trefilação, laminação, entre outros).

Em breve devem haver negociações também com o Grupo 2 (máquinas e eletrônicos); Grupo 10 (equipamentos odontológicos, entre outros), Estamparias de Metais e Fundição.

Flextronics para
Após as assembleias de mobilização na Flextronics nesta quarta-feira, a direção da empresa divulgou um comunicado ameaçando descontar dos salários o tempo de participação dos funcionários na assembleia. A resposta dos trabalhadores à ameaça foi parar a produção da fábrica.

A paralisação começou dentro da fábrica na tarde desta quarta e continuava até a conclusão desta edição, às 21h da mesma data. O Sindicato está em contato com a Flextronics para que ela retire as ameaças.

tags
assembleia Campanha Salarial cut fem mobilização 2012
VEJA
TAMBÉM