Busca
Busca
Assembleia Eletrônica

Com emprego e renda garantidos, trabalhadores da NAL aprovam acordo

Proposta de redução da jornada e suspensão do contrato foi aprovada com 97,67% dos votos favoráveis; acordo abrange 242 trabalhadores e garante o pagamento integral do salário líquido caso o governo não pague o BEPER.

Imprensa SMetal
Foguinho/Arquivo Imprensa SMetal
A fábrica NAL do Brasil pertence ao grupo japonês Koito, líder do mercado mundial na fabricação de faróis automotivos

A fábrica NAL do Brasil pertence ao grupo japonês Koito, líder do mercado mundial na fabricação de faróis automotivos

Com 97,67% dos votos favoráveis, a proposta de redução de jornada e de suspensão do contrato de trabalho foi aprovada pelos trabalhadores da NAL do Brasil. O acordo foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e garante aos funcionários da empresa a manutenção dos salários líquidos e dos benefícios durante a vigência do acordo, de 30 dias.

Além de melhores condições e remuneração aos trabalhadores do que a Lei nº 14.020 (MP 936 depois sancionada) e o decreto 10.422/2020, o Sindicato garantiu ainda que a empresa arcará com o pagamento integral do valor aprovado caso o governo federal não pague a parte que lhe cabe, através do BEPER (Benefício Emergencial de Proteção ao Emprego e Renda).

“No decreto que amplia os prazos dos acordos de redução e suspensão, o governo deixa a critério de disponibilidade orçamentária o pagamento do BEPER. E para que os trabalhadores não sejam prejudicados caso haja indeferimento do Benefício, a empresa ficou responsável também por esse valor, garantindo o salário líquido no fim do mês”, afirma o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira.

A assembleia eletrônica ficou disponível por 24h, no Portal SMetal, entre às 17h de sábado e às 17h de domingo, dias 18 e 19 de julho. Dos 242 trabalhadores fazem parte do acordo e tinham direito a voto, 172 (71,07%) participaram da votação. Desses, 168 (97,67%) foram favoráveis à proposta e 4 (2,33%) optaram por se absterem. Nenhum trabalhador votante foi contrário ao acordo.

PPR e estabilidade no emprego

Outra conquista recente dos trabalhadores da NAL foi o pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2020 e estabilidade no emprego até dezembro deste ano. O acordo foi aprovado por 97,61% dos trabalhadores e foi negociado pelo SMetal como medida de proteção ao emprego, renda e saúde no enfrentamento da crise causada pela pandemia da Covid-19.

A fábrica NAL do Brasil pertence ao grupo japonês Koito, líder do mercado mundial na fabricação de faróis automotivos.

tags
acordo Brasil decreto Emprego jornada nal redução renda salário SMETAL Sorocaba trabalhador
VEJA
TAMBÉM