Em votação virtual, realizada no Portal SMetal entre a sexta-feira, 5 e o sábado, 6, os trabalhadores da ABB, em Sorocaba, aprovaram o acordo de redução de jornada e suspensão de contrato negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
A votação, realizada na plataforma virtual criada pelo Sindicato, foi dividida por setores da empresa. Os trabalhadores de cada uma das divisões da ABB (Industrial Automation Processos Industriais, Motion (motores e drivers), Industrial Automation Measure and Analytics e Industrial Automation Energy) votaram na sua proposta.
Na Industrial Automation Processos Industriais, 39 trabalhadores estavam aptos para votar. Desses, 35 (89,74%) participaram da assembleia, sendo 34 (97,14%) favoráveis e 1 (2,86%) abstenção.
Já na divisão Motion (motores e drivers), de 110 trabalhadores, 93 (84,55%) exerceram seu direito de voto. 92 (98,92%) votaram a favor da proposta e 1 (1,08%) votou contra.
12 funcionários estavam aptos a votar na divisão Industrial Automation Measure and Analytics. 10 (83,33%) participaram da assembleia, que teve 100% dos votos favoráveis.
Por fim, a divisão Industrial Automation Energy teve participação de 15 trabalhadores, o que representa 88,24% do total com direito a voto. Nesse setor, o acordo foi aprovado com 100% dos votos.
A redução de jornada e a suspensão de contrato têm o objetivo de garantir os empregos e a renda dos metalúrgicos frente à pandemia causada pela Covid-19 (coronavírus). Os trabalhadores da ABB terão estabilidade no emprego pelo período da redução ou suspensão mais o mesmo tempo após retornarem ao trabalho.
Na negociação, o Sindicato buscou garantir melhores condições do as previstas na MP 936, do governo federal.
O vice-presidente do SMetal, Valdeci da Silva (Verdinho), enfatiza que o Sindicato tem compromisso com os metalúrgicos. “As negociações coletivas são importantes instrumentos na defesa dos trabalhadores, garantindo que os empregos sejam preservados e que a renda seja suficiente para todos possam se manter. Principalmente em momentos de crise, o Sindicato é fundamental para todos os trabalhadores”.
Votação online
O sistema criado pelo SMetal é criptografado e seguro. Assim, os trabalhadores exercem o direito ao voto de forma sigilosa. A medida segue orientações dos órgãos de saúde para evitar aglomerações e contar a disseminação do coronavírus.