Durante assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 14, trabalhadores e trabalhadoras da Controlflex aprovaram proposta de campanha salarial de 2023, contemplando aumento real nos salários. Por pertencerem ao grupo 3, a motopeças possui sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) renovada até 2024.
As negociações da Campanha Salarial deste ano estão sendo feitas fábrica por fábrica devido a morosidade dos grupos patronais durante estes cinco meses de negociação com a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), desde a entrega da pauta da categoria em junho.
O acordo na ControlFlex foi negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), por meio do vice-presidente Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), que também aprovou com os metalúrgicos um aumento de 10% no vale-compras.
“Sem um sindicato atuante, o reajuste não vai automaticamente para o salário de cada trabalhador. Além de não ser automático, também não é obrigatório para a direção aplicar no bolso de cada metalúrgico. Isso é fruto da mobilização da categoria”, ressalta Verdinho.
O reajuste salarial com aumento real, conquistado pela categoria, será retroativo a partir de 1° de setembro, o que significa que os trabalhadores vão receber a diferença relativa aos meses anteriores.
A Controlflex tem cerca de 75 trabalhadores e fica localizada em Votorantim, próximo à Sorocaba.