Busca
Busca
Sindicato Cidadão

Com ajuda do esporte, atleta amputado se recupera da depressão

Associação Sorocaba Futebol de Amputados, um dos projetos apoiados pelo SMetal, oferece o esporte acessível à todos, e já conta com 120 pessoas atendidas

Amanda Monteiro / Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Associação Sorocaba Futebol de Amputados, ASFA, é um dos projetos apoiados pelo SMetal que oferece acesso a treinamentos, equipamentos adequados e eventos esportivos inclusivos

Em um cenário no qual a depressão se torna uma preocupação geral, a importância do esporte como aliado no combate a esse mal silencioso ganha destaque. O sorocabano Claudemir Ribeiro Elesbão, o Candico, superou a depressão ao correr maratonas sendo um atleta amputado e foi destaque no Esporte Espetacular do último domingo, dia 3.

Candico relata que em 2018 foi diagnosticado com depressão e o esporte surgiu de maneira repentina em sua vida. “A minha filha começou a me cobrar para sair do quarto e eu acabei saindo por ela. Fomos a um parque, tomar um sorvete e aconteceu essa reviravolta na minha vida”. 

Pessoas com deficiência muitas vezes enfrentam barreiras sociais e emocionais que podem contribuir para o desenvolvimento de condições como a depressão. A falta de oportunidades, o estigma e a limitação do acesso às atividades comuns podem desencadear sentimentos de isolamento e desesperança. 

Organizações e projetos que promovem o esporte adaptado desempenham um papel crucial na propagação desses benefícios. Associação Sorocaba Futebol de Amputados, ASFA, é um dos projetos apoiados pelo SMetal que oferece acesso a treinamentos, equipamentos adequados e eventos esportivos inclusivos que se tornam essenciais para garantir que o esporte seja realmente acessível a todos.

Adilson Nunes, o Dinho, presidente da ASFA, comenta sobre a importância do projeto na vida de muitas pessoas e em sinal de agradecimento, relata a atuação do Sindicato dos Metalúrgicos na trajetória da Associação. 

“O SMetal vem nos apoiando de uma forma que, sem ele a gente não conseguiria desenvolver esse projeto. No início, nós éramos 12, hoje a ASFA atende mais de 120 assistidos, contribuindo assim, para toda a nossa sociedade”.

De acordo com Leandro Soares, presidente do SMetal, o esporte é um aliado direto à saúde mental das pessoas e contempla o conceito de um Sindicato preocupado com a categoria para além da porta da fábrica. 

A interação social promovida pelo esporte ajuda a quebrar o isolamento, criando vínculos valiosos e uma rede de apoio fundamental. Nesse ponto, o SMetal tem atuado à frente de projetos como a Associação Sorocaba Futebol de Amputados”. 

Sindicato Cidadão

Com debates e ações para além da fábrica, a implementação do conceito Sindicato Cidadão entre os metalúrgicos do interior paulista resultou em diversas parcerias, ações sociais, respeitabilidade social e conquistas políticas que entraram para a história e que, em 2023, seguem impactando a vida de milhares de pessoas em Sorocaba e região.

Diversas modalidades esportivas adaptadas ganharam espaço, oferecendo oportunidades inclusivas para pessoas com deficiência. Desde o basquete em cadeira de rodas até o atletismo adaptado, essas atividades não apenas promovem a saúde física, mas também são benéficas para a saúde mental, combatendo os sintomas da depressão.

“Para aqueles que enfrentam desafios diários por conta de deficiências, o esporte não é apenas uma atividade física, mas uma ferramenta poderosa capaz de promover a superação e o bem-estar mental”, complementa Leandro.

 

tags
associação sorocaba futebol de amputados esporte PCDs Sindicato Cidadão
VEJA
TAMBÉM