Rodovias

Colinas ficará sem médico para atuar em campo a partir de setembro

A partir de setembro será desativado o Serviço de Suporte Avançado (UTI)

Google Street View

A sede da AB Colinas fica no município de Itu

A partir do próximo dia 1º as rodovias administradas pela concessionária Colinas não terá mais equipe médica própria para atuar em campo. Oito médicos foram demitidos e cumprem aviso prévio até o dia 31 deste mês. Atualmente, eles trabalham em escala fixa que contemplam todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos durante as 24 horas do dia.

Entre as funções dos médicos nas rodovias é classificar a gravidade das vítimas segundo os relatos dos socorristas e “dar destino” a elas, comunicando ao médico receptor dos hospitais próximos sobre a chegada da vítima e suas condições de saúde.

Além de atuar como intervencionista, deslocando-se de sua base até o local do acidente para realizar procedimentos avançados de preservação da vida e controle de danos. Faz-se intubação orotraqueal, controles de hemorragias, e reanimação (ressuscitação) do paciente que apresenta parada cardiorrespiratória, trabalho capaz de trazer a vítima de volta à vida.

De acordo com o operador de produção Anderson Rodrigues Santana, 26 anos, foi o atendimento médico na rodovia que o salvou do acidente que sofreu há um ano (6 de setembro de 2014), quando atravessava a pé a rodovia Marechal Rondon, próximo da fábrica Brasil Kirin, em Itu. “Eu fui atravessar e uma moto me pegou e eu cai de cabeça, desmaiei na hora”, explica. Ele estava com a esposa e o atendimento da equipe, com médico e enfermeira, da Colinas, fez os primeiros procedimentos para encaminhá-lo, em seguida, ao hospital. “Graças a isso estou vivo hoje”, relata.

Em resposta, a assessoria de imprensa da Colinas diz que “a partir de setembro, haverá melhorias na atividade de regulação médica – responsável por tarefas como indicar unidades de saúde para a remoção de pacientes – que passará a ser centralizada, atendendo todas as concessionárias do grupo AB Concessões” e que “o efetivo de socorristas (terceirizados) da São Francisco Resgate, que presta o serviço de atendimento pré-hospitalar para a concessionária,composto por 70 profissionais, será mantido para a continuidade de atendimentos realizados nas vias administradas pela AB Colinas”.

Ou seja, a partir de setembro, os usuários, pagantes de pedágios, somente poderá contar com um médico à distância que receberá ligações e orientará para qual hospital a vítima deverá ser transferida.

A AB Colinas administra as seguintes rodovias:

– SP-075: Campinas, Indaiatuba, Salto e Itu
– SP-300: Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Itu, Porto Feliz e Tietê
– SP-127: Rio Claro, Piracicaba, Rio das Pedras, Saltinho, Tietê, Cerquilho e Tatuí
– SP-280: Itu, Sorocaba, Porto Feliz,e Tatuí.

aviso prévio Colina concessionária Concessionária Colinas demitidos Itu marechal rondon setembro UTI