Os Coletivos de Mulheres e de Formação da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) realizaram na terça-feira, 18, um encontro formativo no Sindicato dos Metalúrgicos de Cajamar. Entre os temas debatidos pelas dirigentes estavam a Campanha Salarial 2023, o Congresso da CUT e a comunicação.
A oficina de “Comunicação e Expressão – como agir e falar com microfone” foi ministrada por Célia Cappucci, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Participaram dirigentes dos Sindicatos dos Metalúrgico do ABC, Cajamar, Itu, Salto, São Carlos e Sorocaba.
As dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) também estiveram presentes no encontro. Cleide Bueno da Silva (Flextronics), Lindalva Linhares da Silva Martins (Flextronics), Nazaré Inocencia da Silva (Flextronics), Priscila dos Passos Silva (Gestamp) e Priscila Regiane da Costa (Apex Tool) marcaram presença no evento.
A coordenadora do Coletivo, Nazaré Inocência da Silva, comentou sobre a importância da atividade. “Para nós é fundamental estarmos em formação, justamente para compreender como comunicar estrategicamente nossas demandas e reivindicações”, disse Nazaré.
Ceres Lucena, secretária da Mulher Trabalhadora da FEM-CUT/SP, enfatizou a importância do momento para as dirigentes. “Usamos como premissa que ‘falar sobre comunicação de mulheres, para mulheres, entre mulheres, é fazer política’. É fundamental que busquemos ampliar nossas formas de se comunicar para garantir cada vez mais espaço e avanços para todas as mulheres, seja nas fábricas, seja na sociedade”.
O curso também contou com a presença de Jorge Lima, que coordena o Coletivo de Formação da FEM-CUT/SP, e Joildes Ferreira da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Cajamar, que fez a saudação inicial e enalteceu as companheiras. Durante o encontro, as dirigentes também debateram o 14° CONCUT, que será realizado entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo, e a Campanha Salarial 2023.