Suspensão

Clientes antecipam pedidos e Tecsis cancela lay-off

Folha Metalúrgica
Foguinho
Alegando crise no mercado, Tecsis começaria a suspender contrato de 600 funcionários a partir desta semana

Negociações com três clientes permitiram à Tecsis, fabricante de pás para energia eólica instalada em Sorocaba, antecipar a produção prevista para o segundo semestre deste ano. Diante da encomenda imediata, a empresa cancelou a suspensão de contrato (lay-off) de 600 trabalhadores, que havia anunciado no início deste mês.

O cancelamento do lay-off foi comunicado pela Tecsis ao presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ademilson Terto, na segunda-feira, dia 22. “A empresa afirma que o risco não está eliminado, mas há sinais de recuperação do mercado externo, para a qual a produção da Tecsis é prioritariamente destinada”, informa o sindicalista.

Cláudio Pazin, executivo sênior de RH da empresa, explica que havia um “buraco” na produção entre março e maio deste ano, o que teria motivado a proposta de lay-off. “Como puxamos a produção para agora e temos perspectivas positivas para o segundo semestre, pudemos cancelar a suspensão (lay-off) que começaria nesta terça (dia 23)”.

Leilão nacional

Em junho haverá um segundo leilão de energia eólica no Brasil (o primeiro foi no final de 2009) e a Tecsis está otimista. “Passamos a concorrer no mercado nacional. Novas frentes de negócios estão sendo abertas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Nordeste”, afirma Pazin.

O executivo explica também que os mercados dos EUA e da Europa, “contidos pela crise mundial”, dão sinais de recuperação. A Tecsis tem 10 unidades em Sorocaba e emprega aproximadamente 3.500 trabalhadores.

cancelamento lay-off suspensão de contrato Tecsis