Cine SMetal exibe documentário sobre representatividade LGBTQIA+ na política

Iniciativa é parte da programação da 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Sorocaba

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Divulgação

Em parceria com a 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Sorocaba, o Cine SMetal exibe na próxima quinta-feira, 25, o documentário “Corpolítica”. A sessão será realizada às 19h, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. A entrada é gratuita, com a contribuição voluntária de um quilo de alimento não perecível, destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).

“Corpolítica” investiga o vazio de representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil. No documentário, candidatos e políticos relatam suas experiências e as violências vividas dentro de seus processos de afirmação e na luta por direitos.

O elenco é formado por nomes como a deputada federal Erika Hilton, o vereador Thammy Miranda, o ex-deputado federal Jean Wyllys e ativista LGBTQIA+ Monica Benicio, viúva da vereadora Marielle Franco. O longa-metragem recebeu o Prêmio de Melhor Documentário no Queer Lisboa, em Portugal, e o Prêmio de Melhor Roteiro no Festival Internacional de Cinema de Brasília.

Após a exibição, será realizado um bate-papo com a participação de Alessandro Ferreira dos Anjos, social media e militante LGBTQIA+, e Márcia Capettini, formada em ciências mortuárias e empregada doméstica.

A 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Sorocaba será realizada no próximo dia 25 de agosto, a partir das 13h, na Praça Frei Baraúna. Com apoio do SMetal, o tema da edição é “Basta de negligência e retrocesso no legislativo”.

Confira o trailer de “Corpolítica”:

Sobre o Cine SMetal

Lançado em 2023, o Cine SMetal tem a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais, além de incentivar a valorização do cinema nacional, apoiando produções regionais e trazendo, ao público, debates e reflexões propostos pelo cinema brasileiro.

A iniciativa recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

Confira a galeria de fotos do último Cine SMetal (18/07)

Cine SMetal cinema nacional corpolítica diversidade LGBTQIAPN+