Busca
Cultura

Cine SMetal exibe curtas e filme de animação em agosto

“Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, primeiro longa-metragem de Marcelo Fabri Marão, “Ninety-Five Senses” e curtas de Marcelo Domingues fazem parte da programação do mês

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Divulgação

No dia 22 o longa-metragem de animação “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” será exibido. O filme acompanha a jornada de uma mulher, uma tartaruga e uma nuvem até as profundezas do oceano.

A partir de agosto, os encontros do Cine SMetal serão quinzenais. A programação do mês inclui uma sessão de curtas com Marcelo Domingues, no dia 8, e a exibição do filme de animação “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” e do curta “Ninety-Five Senses”, no dia 22.  

As edições serão realizadas às 19h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. A entrada é gratuita, com a contribuição voluntária de um quilo de alimento não perecível, destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).

Sessão de curtas 

Marcelo Domingues, convidado do dia 8, é cineasta, diretor de teatro, escritor e produtor cultural. Atualmente, é secretário da Cultura de Votorantim e curador do Cine Café, projeto de cinema do Sesc Sorocaba. 

É a segunda vez que Marcelo participa do Cine SMetal. Em setembro de 2023, ele esteve no encerramento da programação que homenageou o ator e diretor Paulo Betti, com a exibição de seu curta-metragem “A sombra da terra” (Saiba mais aqui). 

Desta vez, ele estará no Cine SMetal com os curtas “Espantalhos”, “A balada dos anjos e dos demônios”, “Na terra das monções”, além do próprio “A sombra da terra”.

Filme de animação 

Já no dia 22 é a vez de exibir o longa-metragem de animação “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, que acompanha a jornada de uma mulher, uma tartaruga e uma nuvem até as profundezas do oceano. O elenco conta com a participação de Natália Lage, Guilherme Briggs e Rodrigo Santoro.

Diretor do filme, Marcelo Fabri Marão será o convidado da edição do Cine SMetal. Ele é formado na Escola de Belas Artes da UFRJ e já realizou mais de dez curtas-metragens, como Eu Queria Ser um Monstro e Até a China. Além disso, participou de mais de 300 animações. 

Marão foi, ainda, presidente-fundador da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e professor na pós-graduação em animação da PUC. Desde 2003, é coordenador do Dia Internacional da Animação. “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” é seu primeiro longa-metragem de animação.

Na mesma data, também será exibido o curta “Ninety-Five Senses”, indicado ao Oscar 2024. A produção conta com o trabalho do diretor de animação, roteirista, animador e artista gráfico Daniel Bruson, que também estará no Cine SMetal na mesma data.

Sobre o Cine SMetal 

Lançado em 2023, o Cine SMetal tem a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais, além de incentivar a valorização do cinema nacional, apoiando produções regionais e trazendo, ao público, debates e reflexões propostos pelo cinema brasileiro.

A iniciativa recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

Confira a galeria de fotos do último Cine SMetal

tags
Cine SMetal Cinema curta-metragem gratuito longa-metragem nacional
VEJA
TAMBÉM