Busca
Para ficar atento!

Cinco motivos para você guardar seus holerites de pagamento

Na era das ferramentas digitais, manter uma pastinha com documentação parece algo de outro século, né? Mas guardar os holerites pode ser decisivo para questões trabalhistas, cível e previdenciária

Imprensa SMetal

Aplicativos e ferramentas digitais surgiram para ajudar os usuários e, com os trabalhadores, não é diferente. Podemos organizar a vida financeira com apenas alguns cliques ou toques no touchscreen dos smartphones. Falar que é importante que você guarde um papel, hoje, é quase um atestado de velhice. No entanto, você sabia que organizar e guardar os seus holerites de pagamento tem muita importância? O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) te conta porquê.

1. Para exigir os direitos que te cabem

via GIPHY

Os holerites são uma prova! Eles servem, por exemplo, para que o trabalhador busque junto à Justiça do Trabalho, diretos que lhe foram sonegados pela empresa durante o contrato.

2. Para certificar de que você não será cobrado indevidamente

No holerite se pode demonstrar que o trabalhador teve descontado do seu salário mensal valores a título de empréstimo consignado, evitando que venha a ser cobrado por valores que não foram repassados à financiadora, até mesmo por sua empregadora.

3. Para entender descontos em pensão alimentícia

via GIPHY

A partir desses comprovantes de pagamento, é possível mostrar que o trabalhador teve descontado do seu salário mensal valores a título de pensão alimentícia, evitando ser cobrado por uma dívida que pode levar até mesmo a sua prisão.

4. Para descontos relacionados ao plano de saúde

via GIPHY

Estes documentos provam que o trabalhador contribuiu, mediante desconto de valores em seu holerite, para o plano de saúde disponibilizado por sua empregadora, o que, a depender da forma contratada e do tipo de contribuição realizada pelo trabalhador, poderá permitir que mantenha esse plano de saúde, livrando-se, por exemplo, de período de carência, mesmo após a sua demissão.

5. Porque patrão não é bobinho!

via GIPHY

A gente sabe que nenhum direito é dado pelos empregadores. Na maioria das vezes, foi preciso muita luta das centrais sindicais e sindicatos para a conquista de benefícios e direitos básicos como remuneração justa, vale-compras, PPR e convênio de saúde. Lembre-se, antes de se desfazer dos seus holerites, que nenhuma empresa é boazinha ou o patrão bobinho. Esteja com suas documentações sempre organizadas!

Mas, por qual período guardar esses documentos?

Além desses motivos, o Departamento Jurídico do SMetal também orienta que esses documentos sejam guardados por pelo menos dez anos, já que alguns direitos podem depender da comprovação desse período para ser acolhido no judiciário.

“Orientamos ainda que esses documentos sejam digitalizados, ao menos ao fim de cada ano, já que se trata de documento que é facilmente deteriorado pelo tempo, motivo pelo qual, muitas das vezes quando o trabalhador necessita de informações ali contidas, constata que essas estão ilegíveis”, afirma a advogada Heloísa César, do Departamento Jurídico do Sindicato.

Caso o trabalhador receba esses holerites de forma digital e não mais em papel, é importante que esses documentos também sejam guardados porque, com o passar do tempo, eles não ficam arquivados no sistema do banco responsável pelo repasse do salário ao trabalhador.

tags
Benefícios departamento jurídico direitos direitos cível direitos previdenciários direitos trabalhistas holerite pagamento SMETAL
VEJA
TAMBÉM