As cidades da região de Sorocaba têm sofrido com as consequências das chuvas dos últimos dias. O governador Geraldo Alckmin chegou a homologar situação de emergência em Tatuí por 180 dias. O decreto com a decisão foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (20). As precipitações que atingem a cidade desde a semana passada provocaram estragos em diversas pontes. Na última quarta-feira (18), mais uma ponte foi interditada e engenheiros da Prefeitura fazem uma análise de sua estrutura. A homologação do estado de emergência permite que a prefeitura receba apoio e acesse recurso estadual mais rapidamente.
A cidade de Tietê ainda tem quatro pontos de alagamento na manhã desta sexta-feira (20). As áreas atingidas são os bairros Mandissununga, Santa Cruz, Parque do Divino e a avenida Beira Rio. Não há registro de feridos e as famílias não precisaram ser retiradas de casa. A chuva teria sido intensa na quinta-feira (19) por volta das 12h e também durante toda a noite. A Defesa Civil continua o monitoramento das áreas.
A chuva também provocou transtornos em Itapetininga. Em apenas cinco dias — entre domingo (15) e quinta-feira (19) — foram registrados 193 mm de chuva acumulada, o equivalente a um mês. A estimativa é Prefeitura de Itapetininga, por meio da Defesa Civil. Na quinta-feira (19), a Defesa Civil sinalizou como medida preventiva, três pontos de escorregamento de terra nas margens do Ribeirão dos Cavalos, próximos às vilas Arruda, Máximo e Santana. Os locais foram cobertos por lonas impermeáveis.
Em Salto, onde chove desde a segunda-feira (20), o nível dos rios Tietê e Jundiaí chegaram a atingir o nível 2, que representa estado de alerta. Porém, já estaria diminuindo nesta manhã. A Defesa Civil interditou a ponte de acesso à Ilha dos Amores e outros trechos do Complexo Turístico da Cachoeira, no Centro. Outro local fechado foi a ponte que leva ao Campo da Avenida.
Em São Roque, a Prefeitura trabalha para minimizar os danos dos alagamentos. Atendimentos foram realizados no Jardim Renê (recuperação da ponte na rua Frederico Amosso, já aberta ao trânsito) e região central (retirada de árvore no cruzamento das avenidas John Kennedy e Marginal e remoção de dejetos nas pontes do largo dos Mendes, Avenida Tiradentes e cruzamento das avenidas Santa Rita e John Kennedy).
No bairro de Gabriel Piza foi realizada a retirada de água que invadiu algumas casas e desassoreamento do córrego que atravessa o local.Também foram realizados serviços na Vila Aguiar (construção de diques na rua principal da Capuava e desassoreamento de córrego), limpeza e remoção de material em caixas de drenagens na estrada Mário de Andrade.
A Prefeitura também promoveu ações de limpeza na rodovia Lívio Tagliassachi (acesso à rodovia Castelo Branco), em trecho onde ocorreu um deslizamento de terra de uma encosta. Já a Defesa Civil esteve presente em todos os locais onde foram registrados pontos de alagamento. Apesar do grande volume de chuva, a cidade registrou alagamentos pontuais. A maior quantidade de chuva registrada foi na quarta-feira, 55 milímetros.