O projeto ‘Chefe Aprendiz’ teve início na última terça-feira, dia 4, com aula sobre a história da culinária e integração entre os alunos. O curso tem duração de seis meses, conta com 48 jovens inscritos e é totalmente gratuito.
As aulas acontecem nas terças e quintas, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) e tem como principal objetivo preparar adolescentes em situação de vulnerabilidade social, entre 12 e 18 anos, para o mercado de trabalho por meio da culinária, com aulas práticas e teóricas.
Nesta quinta-feira, 6, os alunos aprenderam noções básicas de alimentação, pirâmide alimentar e boas práticas de manipulação de alimentos.
É um projeto do Programa de Enfrentamento e Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI), promovido pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com o Banco de Alimentos o e Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba.
Segundo a assistente social do Banco de Alimentos de Sorocaba, Meire Ellen Rodrigues, uma das organizadoras do projeto, em breve, os alunos colocam a mão na massa, com o início das aulas práticas.
“O Chefe Aprendiz trata-se de um projeto de desenvolvimento humano. É uma oportunidade de apresentar uma nova profissão, muitas vezes ainda vista como inacessível a jovens em situação de vulnerabilidade”, conta