O Projeto Chef Aprendiz 2022, realizado pelo Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), levou os adolescentes participantes para a ETEC Rubens de Faria e Souza, na manhã desta terça-feira, 21. Além de conhecerem a estrutura da escola, eles participaram da primeira aula com Ellen Nestori, nutricionista e professora do curso Técnico em Nutrição e Dietética.
“O projeto é uma iniciativa maravilhosa do Banco de Alimentos de Sorocaba, que permitirá a esse grupo de crianças e adolescentes, entender como suas escolhas alimentares têm grande impacto na saúde, além de mostras-lhes o caminho para uma profissão linda e promissora que é a do cozinheiro profissional”, reforçou Ellen.
A professora ainda conta que “durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de conhecer as técnicas culinárias clássicas da gastronomia, e irão aprender a manipular alimentos empregando as boas práticas, com o objetivo de produzir alimentos seguros, livres de contaminação. Os benefícios do projeto se estendem às famílias desses alunos, que irão replicar e aplicar todo o conhecimento adquirido nas aulas”.
De acordo com a assistente social e coordenadora do projeto, Meire Elen Rodrigues, o cronograma do curso passará por várias fases até chegar na cozinha. “Aprender as boas práticas, conhecer a história da culinária, tudo isso será a base para só depois eles poderem colocar a mão na massa. Nós queremos que o Chef Aprendiz seja um curso completo e que promova uma oportunidade para eles”, explica.
As próximas aulas teóricas acontecem na ETEC Rubens de Faria e Souza. Já as aulas culinárias acontecerão na sede do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), que fica no prédio administrativo da CEAGESP.
O projeto
O Projeto Chef Aprendiz é financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUNCAD) de Votorantim, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria de Cidadania e Geração de Renda da cidade. A verba vem das doações realizadas por meio da declaração do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas. O SMetal apoia o projeto.
Como ajudar o BAS
Os interessados em ajudar, seja com trabalho voluntário ou doações de alimentos, podem entrar em contato pelo Whatsapp (15) 97400 0206. Se preferir doar em dinheiro, a chave PIX é o CNPJ: 08.741.511/0001-76.
As maiores necessidades são: alimentos básicos, como arroz, feijão, óleo, leite, farinha, etc; e produtos de higiene, como papel higiênico, pastas de dente, absorventes, sabonetes.
Para acompanhar o trabalho, acesse as páginas do Instagram ou Facebook.