A Chapa 1 – formada por 103 representantes de trabalhadores nas fábricas e também aposentados da categoria – foi eleita no primeiro turno das eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) nos 40 locais onde concorreu. A eleição foi de 8 a 10 de fevereiro. A apuração dos votos aconteceu na noite de sexta-feira, dia 10, na sede do SMetal em Sorocaba.
Somados, os candidatos aos 39 Comitês Sindicais de Empresa (CSE) e ao Comitê Sindical de Aposentados (CSA) receberam 7.571 votos dos 8.269 metalúrgicos que foram às urnas nos três dias de eleição. Em termos percentuais, a Chapa 1 conquistou 91,56% dos votos apurados. Outros 427 eleitores votaram em branco (5,16%) e 271 anularam o voto (3,28%).
No total, 10.731 metalúrgicos sindicalizados tinham direito a voto no primeiro turno. Como 8.269 foram às urnas, o comparecimento foi de 77,06%. A coordenação do processo eleitoral destaca que muitos associados deixaram de votar porque estavam afastados da fábrica por motivos diversos, como férias, folgas e problemas de saúde.
A Chapa 1 foi a única inscrita para concorrer nos 40 comitês sindicais da categoria e é ligada à direção atual do SMetal. Os comitês foram eleitos para um mandato de três anos (2017-2020) e farão parte da Diretoria Plena do Sindicato. A posse dos dirigentes eleitos está prevista para maio.
Segundo turno
Nos dias 15, 16 e 17 de março acontece o segundo turno das eleições do SMetal, quando todos os sócios, de centenas de fábricas da categoria em Sorocaba e região, irão às urnas eleger a Diretoria Executiva, Conselho da Diretoria e Conselho Fiscal (titulares e suplentes). Apenas representantes eleitos em primeiro turno podem formar chapas para concorrer aos cargos no segundo turno.