Diferentemente do anunciado pelo Governador Geraldo Alckmin (PSDB) em abril deste ano, de que o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba seria entregue em março de 2014, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência informou ao deputado estadual Hamilton Pereira (PT) que a unidade deverá ser inaugurada apenas segundo semestre do ano que vem. A informação foi passada pela Secretaria em resposta a um requerimento de autoria de Hamilton no último dia 10 de maio.
O documento informa ainda que as obras estão em fase de elaboração do projeto executivo e que, só depois de concluída, serão licitadas. “Sendo que o primeiro anúncio de entrega do Centro era para 2010, fomos surpreendidos com a informação de que nem o projeto está pronto”, observou o parlamentar petista.
A unidade de reabilitação deve ser construída anexa ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), mas inicialmente foi anunciada a instalação em um prédio no bairro Mangal.
Questionada sobre essa mudança de local, a Secretaria informa que a decisão passou por reavaliação e foi definido o novo endereço. “O projeto para o Centro junto ao CHS está sendo iniciado e o prédio destinado à Secretaria de Agricultura não chegou a ter projeto executivo”, responde a Secretaria no documento.
Para o deputado, os constantes atrasos do Governo do Estado nas entregas de equipamentos públicos para Sorocaba deixam um sentimento de descaso para com a população da região. “Uma cidade polo como Sorocaba, tão representativa para essa imensa região, não deveria ser tratada com tanta falta de consideração pelo governador”, criticou. “Promessas há muitas, como o AME, o novo CHS e a duplicação da SP-264, mas de concreto só recebemos o Poupatempo, e ainda com oito anos de atraso”, concluiu Hamilton.
A unidade de Sorocaba
Segundo informações da Secretaria da Pessoa com Deficiência, o prédio onde funcionará a Rede Lucy Montoro na cidade contará com três andares e será instalado em uma área de 2.184 m². A unidade terá capacidade para realizar cerca de oito mil atendimentos por mês, atendendo as 48 cidades que fazem parte do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16).
Na Rede são oferecidos serviços de reabilitação integral à pessoa com deficiência, por meio de equipes multidisciplinares, formadas por profissionais especializados, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e fonoaudiólogos.